UPA da Serra Sede será terceirizada para melhorar atendimento
A UPA da Serra Sede será terceirizada, com a expectativa de melhorias no atendimento médico e redução de custos para a população.
![UPA da Serra Sede será terceirizada para melhorar atendimento](https://jornaldaserra.com/wp-content/uploads/2025/01/UPA-da-Serra-Sede-sera-terceirizada-para-melhorar-atendimento.jpg)
UPA da Serra Sede será terceirizada para melhorar atendimento - Crédito: Divulgação
A UPA da Serra Sede passará a ser gerida por uma Organização Social (OS), com a expectativa de que essa terceirização traga melhorias significativas no atendimento médico. A Prefeitura da Serra anunciou a contratação de uma entidade privada para administrar a unidade, utilizando recursos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).
Entenda a Terceirização da UPA da Serra Sede
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Serra Sede, que atualmente é gerida diretamente pela Prefeitura, passará a ser administrada por uma Organização Social (OS). Essa mudança é parte de um processo de terceirização que visa melhorar a qualidade do atendimento médico oferecido à população.
A iniciativa de terceirizar a UPA começou na gestão do ex-prefeito Sergio Vidigal, com a publicação de um edital de convocação pública em 30 de dezembro de 2024. O atual prefeito, Weverson Meireles, confirmou que dará continuidade a esse projeto, com a previsão de seleção da empresa responsável em junho deste ano.
Atualmente, a Serra conta com quatro UPAs: Carapina, Castelândia, Serra Sede e uma unidade infantil em Colina de Laranjeiras. Das quatro, apenas a UPA da Serra Sede ainda é administrada pelo Município. As demais unidades já operam sob a gestão de organizações sociais, como a Santa Casa de Chavantes e o Instituto Esperança.
O novo edital busca contratar uma entidade privada sem fins lucrativos que apresente a melhor proposta técnica e financeira para gerir a UPA da Serra Sede. A Prefeitura acredita que a terceirização pode trazer diversos benefícios, como a otimização de recursos públicos e um atendimento mais eficiente.
Dados preliminares das UPAs de Carapina e Castelândia indicam que a terceirização resultou em economias tanto nos custos mensais quanto no custo por atendimento. Além disso, espera-se que o novo modelo contribua para um atendimento mais humanizado, reduzindo o tempo de espera dos pacientes e melhorando a experiência geral dos usuários.