Sindbares e Senac-ES promovem curso de qualificação em Vitória.

Rodrigo Vervloet, presidente do SindBares e da seccional capixaba da Abrasel Instituições formam parceria para formação de mão de obra qualificada no seto.r de bares e restaurantes. O segmento de bares e restaurantes está entre os nichos econômicos que mais geram empregos no estado do Espírito Santo. A empregabilidade do setor contempla trabalhadores de diferentes […]

Por Adwalter Brunow

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

sindbares e senac es promovem curso de qualificacao em vitoria curso de capacitacao em vitoria promovido pelo sindbares em parceria com o senac 1 Rodrigo Vervloet, presidente do SindBares e da seccional capixaba da Abrasel

Instituições formam parceria para formação de mão de obra qualificada no seto.r de bares e restaurantes.

O segmento de bares e restaurantes está entre os nichos econômicos que mais geram empregos no estado do Espírito Santo. A empregabilidade do setor contempla trabalhadores de diferentes níveis de escolaridade e faixa etária, propiciando o recrutamento de jovens para o primeiro emprego e também de profissionais experientes com longa trajetória.

Em ambos os casos, a qualificação profissional é uma etapa importante para aqueles que desejam ter êxito na carreira, exercendo as funções com competência. Uma das principais preocupações de bares e restaurantes é, sem dúvida, a qualidade do atendimento oferecido. Além de preço e sabor, pesa na decisão do cliente o serviço de mesa.

De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), ao setor gerou a 600 mil novos postos de trabalho em todo o país no segundo semestre de 2021. No Espírito Santo, as perspectivas são positivas em decorrência do controle da pandemia provocado pelo novo Coronavírus (Covid-19) e da retomada total das atividades empresariais e sociais. Espera-se que o segmento retome o fôlego para expansão dos serviços em diferentes áreas e regiões.

Leia também:  Bancos fecham no carnaval e reabrem na Quarta-feira de Cinzas

Atento às necessidades do setor, o Senac-ES oferece qualificação profissional  em diferentes níveis, incluindo  cursos de qualificação com certificação, além dos cursos livres voltados para trabalhadores que buscam uma atualização do currículo ou autônomos.

Entre os parceiros da instituição está o Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (SindBares), que firmou uma parceria com Senac-ES para a realização do Workshop Gratuito “Qualidade no atendimento em Serviços de Bares e Restaurantes”. O módulo será oferecido nos dias 30 e 31 de maio, no auditório do Senac, em Vitória.

Serão ofertadas 100 vagas, com carga-horária de 8 horas.  Os conteúdos terão como foco a qualidade no atendimento e acolhimento; etiqueta profissional; preparação para receber o cliente; apresentação pessoal e trabalho em equipe no salão e fechamento do serviço. No final do curso, os participantes são inscritos no Banco de Oportunidades para, em momento oportuno, serem acionados para processos seletivos em restaurantes.

Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), quase um terço dos empresários do setor de bares e restaurantes (31%) pretende contratar novos funcionários e parte enfrenta dificuldade para recrutar mão de obra de qualidade: um em cada cinco (20%) dos entrevistados relatou estar com dificuldade para recrutamento.

Leia também:  Inscrições no ES para o edital de Agroecologia e Produção Orgânica

Para o diretor regional do Senac-ES, Dionísio Corteletti, essas parcerias cumprem um papel importante na qualificação, como também no nivelamento dos profissionais que vão atuar em bares e restaurantes em todo o Espírito Santo. “A formação programada, com direcionamento e propósitos específicos dão assertividade no treinamento e alcançam um número considerável de pessoas interessadas em aprender ou se atualizar em um ofício. Estamos muito contentes com os resultados obtidos até agora”.

Para Rodrigo Vervloet, presidente do SindBares e da Abrasel no ES, o fim das restrições de trabalho e da obrigatoriedade das máscaras abre um novo capítulo de recuperação de bares e restaurantes no Espírito Santo, contribuindo para a criação de emprego e renda. “A seleção de profissionais capacitados é uma dificuldade do empresário de bares e restaurantes, daí a importância de promovermos parcerias como esta com o Senac”, destaca.

 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.