(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Serra libera cerca de R$ 700 mil para 4 projetos da Apae

Assinatura dos termos de fomentos será nesta quarta-feira, dia 21, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, a Prefeitura da Serra e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município vão celebrar com uma importante […]

serra libera cerca de r 700 mil para 4 projetos da apae

Assinatura dos termos de fomentos será nesta quarta-feira, dia 21, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, a Prefeitura da Serra e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município vão celebrar com uma importante solenidade. É a liberação de recursos para quatro projetos que serão implementados na instituição.

A cerimônia será às 8h30, na Apae, e na ocasião serão assinados os Termos de Fomentos dos projetos aprovados pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) da Serra, voltados para orientação vocacional, apoio ao autista, atividades educacionais e arte e dança. Serão destinados ao todo R$ 698 mil para as atividades.

O evento acontece em parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase).

Na solenidade estarão presentes o prefeito Sergio Vidigal (PDT), a secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Silva, representantes da Semas, da Apae, assim como dezenas de famílias atendidas no local. O grupo de teatro Abram as Cortinas, formado por crianças e adolescentes da associação, fará uma apresentação especial na cerimônia.

Leia também:  Comissão faz visita técnica no hospital de Venda Nova

Os projetos aprovados pelo FIA são: Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Autista (PAD), com atividades para crianças e adolescentes com espectro autista (120 crianças); Capacitar para Incluir, com orientação vocacional e também com foco na inclusão digital (80 crianças); Conscientizando e Incluindo para o Futuro, com atividades educativas (80 crianças); e Arte e Dança (80 crianças).

A secretária de Assistência Social destacou a importância para o município dos trabalhos da Apae e dos projetos aprovados.

“A Apae possui um papel importante para a inclusão social e associada aos recursos do poder público municipal, consegue ampliar a acessibilidades das pessoas com deficiências, diminuindo os entraves ao exercício da cidadania e os fatores que promovem a exclusão social em todos os ciclos da vida.  Nada melhor do que celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência possibilitando a implantação de novos projetos, que vão permitir o acesso dos usuários a mais qualidade de vida, favorecendo o desenvolvimento, ajudando assim, a construir a sua cidadania e reforçando a sua autonomia, afirmou Cláudia Silva.

De acordo com o gerente administrativo da Apae Serra, Carlos Augusto Brommonschenkel Junior, atualmente a instituição atende 811 famílias e os quatro projetos aprovados vão apoiar diretamente 330 crianças e adolescentes, de até 17 anos.

Leia também:  Adaptação às Mudanças Climáticas nos municípios

“A prefeitura já é uma grande parceira da Apae e esses novos projetos agregam mais e vão fortalecer nossas atividades, melhorando e fortalecendo, sem dúvida, a vida das crianças e adolescentes que atendemos”, afirmou.

Carlos Augusto acrescentou que a associação atende 180 autistas e o projeto Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Autista será o pontapé inicial de um projeto maior que está sendo desenhado.

“A ideia é implementar o PAD e depois nos tornarmos um Centro Especializado ao Autista. Temos atualmente nosso atendimento de rotina a esse público, com fonoaudiólogo e fisioterapeuta, por exemplo. Mas, como centro especializado, entregaremos mais e melhores serviços”, adiantou o gerente administrativo.

Agenda: – Assinatura dos Termos de Fomentos dos projetos aprovados pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA); – Dia: 21 de setembro; – Horário: 8h30; – Local: Apae da Serra.

Projetos aprovados: – Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Autista (PAD); – Capacitar para Incluir; – Conscientizando e Incluindo para o Futuro; – Arte e dança (80 crianças).

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.