Diversão e conscientização marcou o Dia da Visibilidade Lésbica
Evento foi no Parque da Cidade. No dia 29 de agosto de 1996 foi realizado, no Rio de Janeiro, o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale). A partir daquele evento, o dia 29 de agosto passou a ser o Dia da Visibilidade Lésbica. Para celebrar a data, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria […]
Evento foi no Parque da Cidade.
No dia 29 de agosto de 1996 foi realizado, no Rio de Janeiro, o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale). A partir daquele evento, o dia 29 de agosto passou a ser o Dia da Visibilidade Lésbica. Para celebrar a data, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e do Fórum LGBTI+, promove o Piquenique Delas.
O evento foi realizado na tarde de domingo, dia 28, no Parque da Cidade. Entre as atividades estava previsto apresentações musicais, recital de poesia e uma roda de conversa com o tema “Lesbofobia: violências e negações”.
As esportistas que forem ao evento foram convocadas para o Futebol Delas, uma partida de futebol entre as participantes, para reforçar que lugar de mulher é onde ela bem quiser.
O encerramento foi marcado pelo “Grito das Caminhoneiras”, dentro da proposta do evento em enfrentar a lesbofobia e o machismo e fomentar políticas públicas que possam fortalecer dar visibilidade e dignidade à população lésbica, muitas vezes estigmatizada e violada de direitos fundamentais.
“O evento faz parte do compromisso da administração municipal em promover ações voltadas às discussões das demandas e garantias dos direitos da população LGBTI+”, explicou a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota.
Na abertura da programação do Piquenique houve: – Mística (acolhimento): poesia, música, instrumentos, e outras. – Roda de apresentação, – Roda de Conversa: “Lesbofobia: violências e negações”, o Futebol Delas e o encerramento com o Grito das Caminhoneiras.