Prefeitura de Vila Velha assina OS de elaboração do Plano de Manejo do Morro do Moreno.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assina neste domingo, dia 29, às 8 horas, a ordem de serviço (OS). O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assina neste domingo, dia 29, às 8 horas, a ordem de serviço (OS) referente ao início da elaboração do Plano de Manejo do Monumento Natural Morro do Moreno. […]

Por Adwalter Brunow

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

prefeitura de vila velha assina os de elaboracao do plano de manejo do morro do moreno

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assina neste domingo, dia 29, às 8 horas, a ordem de serviço (OS).

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assina neste domingo, dia 29, às 8 horas, a ordem de serviço (OS) referente ao início da elaboração do Plano de Manejo do Monumento Natural Morro do Moreno.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o plano de manejo será responsável pelo ordenamento da Unidade de Conservação: “Com o Plano de Manejo, nosso objetivo é verificar a importância da preservação da fauna e flora ali encontrada e quais diretrizes deverão ser seguidas na área delimitada, de uma forma sustentável”, ressalta.

A empresa responsável pelo Plano de Manejo é a Visão Ambiental, que terá prazo de oito meses para a conclusão dos trabalhos. Nesse planejamento, serão definidos usos diretos e indiretos, área a ser recuperada, instalação de estruturas como, por exemplo, um mirante e um centro de vivência.

Entre os ajustes previstos para garantir a preservação da área, está a organização de trilhas, atualmente feitas de maneira indiscriminada pelos visitantes, e o controle diário da quantidade de frequentadores.

Leia também:  Prefeito faz entrega para os Bombeiros de Baixo Guandu.

Após a elaboração do plano, as propostas serão discutidas junto à população através de audiências públicas, na linha de trabalho da atual gestão, de um governo participativo.

Mona

Com 184 metros de altitude, o Monumento Natural Morro do Moreno (Mona); criado pela Lei 6.447/2021, proporciona vista privilegiada da Grande Vitória (GV), possui grande biodiversidade de fauna e flora e é um dos marcos da história da colonização do Espírito Santo, sendo seu nome uma homenagem ao português João Moreno, responsável pelo posto de monitoramento instalado no alto da pedra, para visualizar a entrada e saída de embarcações da então baía de Vila Nova.

O Mona também atende um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da prefeitura junto ao Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPES). A unidade de conservação foi dividida em três polígonos que, reunidos, somam uma área de mais de 600 mil metros quadrados de preservação.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.