Encontro reúne produtores no Linhares Coffee em São Rafael

Linhares Coffee leva informações sobre qualidade e tratos culturais do café para produtores de São Rafael e região.

Por Wendon Santos Almeida

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram
Rede Integrada de Segurança da Serra

Por Valda Ravani

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, participou junto ao secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, de mais um encontro do Programa Linhares Coffee que aconteceu no sábado, dia 9. O evento reuniu produtores de diversas regiões do município no Centro de Treinamento 2 Meninos, que fica na comunidade de Córrego do Meio, no distrito de São Rafael.

encontro reune produtores no linhares coffee em sao rafael

Foto: Kevyn Fracalossi

Foi uma manhã de muita informação e troca de experiências. Entre as temáticas abordadas nas palestras estavam: “Principais doenças do cafeeiro, com ênfase em controle de nematoides”; “Qualidade: Como produzir cafés com qualidade superior?”; “Inovações Syngenta”; e “Uso de drone para pulverização do cafeeiro”.

O prefeito Bruno Marianelli pontuou que esse evento vem de encontro à proposta do município que é fomentar uma produção com cada vez mais qualidade para agregar valor às comunidades rurais.

“As ações desenvolvidas pelos programas da Secretaria de Agricultura visam fomentar os produtores no quesito inovação, por meio da introdução de novas práticas agrícolas nas propriedades, impulsionando assim a conquista de novos mercados e a agregação de valor à produção, principalmente. Nossa agricultura é forte e a cadeia produtiva do grão tem gerado novas perspectivas de verticalização e empreendedorismo, fruto da dedicação do produtor e do planejamento do Município que tem fomentado a força do agronegócio no cenário capixaba”, disse o prefeito de Linhares.

Leia também:  Projetos aprovados em edital de proteção social estão recebendo um total de R$ 4 milhões para o desenvolvimento de atividades.

O produtor Fernando Pertel, que mora em Córrego do Meio, participou do encontro. “O evento foi muito proveitoso e importante para nós produtores e, também, para todos os fornecedores. As palestras do Incaper foram ótimas, abordaram temas importantes para a cafeicultura. Eu como produtor espero que o evento tenha continuidade”, declarou.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que esses encontros, assim como os treinamentos realizados via Programa Linhares Coffee, são ferramentas para levar informação e conhecimento de ponta ao produtor.

“Os avanços no setor cafeeiro de Linhares têm gerado frutos e o produtor cada vez mais tem se empenhado para introduzir novas práticas agrícolas na sua propriedade que têm refletido na qualidade da bebida. Os resultados obtidos nos concursos municipais, por exemplo, são indicadores que mostram que estamos no caminho certo, haja visto que este ano a média de pontuação se elevou, se comparada aos últimos anos, atingindo 80 pontos, ou seja, um café considerado especial”, explicou o secretário.

Leia também:  Leilão com mais de 18 mil itens hoje na Serra

Concursos

Na ocasião foi apresentado o 5º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares e, também, a 6ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau que estão com inscrições abertas.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.