Dia de Campo lança a 6ª Qualidade de Cacau no ES

A 6ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba é lançada durante dia de campo.

Por Valda Ravani

O mais antigo concurso de cacau do Brasil teve sua 6ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba lançada na terça-feira, dia 29, em Dia de Campo realizado na Fazenda São Luiz, em Povoação. Aliás, é nesta fazenda que é produzida uma das mais famosas amêndoas de cacau do mundo, premiada no Salão de Chocolate de Paris.

dia de campo lanca a 6a qualidade de cacau no es

Além de patrocinadora, a Nestlé também atua como membro do comitê técnico desde a primeira edição do concurso – Foto: Kevyn Fracalossi

As inscrições para os cacauicultores interessados em participar na “Categoria Linhares” serão realizadas até o dia 8 de agosto na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na avenida Augusto Calmon, 1675, no Centro, das 8 às 16 horas. Para os “Demais Municípios do Espírito Santo”, pode ser efetuadas no escritório local do Incaper. O concurso elegerá, ainda, o “Destaque Estadual”.

Para abrilhantar o evento, a abertura foi com “Leco do acordeon” que contou um pouco da história do cacau, os desafios com a doença vassoura de bruxa, a superação dos produtores e avanços no setor.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, comentou que além da necessidade de retomada da capacidade produtiva, avançar na qualidade tem sido uma busca constante e um desafio.

“Lançamos o concurso em 2017, o mais antigo em atividade no país e que abrange outros municípios do Estado, e de lá para cá estamos investindo no viés produção, mas também em qualidade. Mais que a premiação, com o concurso o produtor tem o seu cacau reconhecido em âmbito nacional, e até mesmo internacional, o que abre portas para agregação de valor com um produto diferenciado no mercado, fruto também da organização da cadeia produtiva do cacau”, pontuou o secretário.

Leia também:  Pavimentação do distrito de São Rafael à Marilândia.

O produtor Emir de Macedo Filho, anfitrião no evento, que segue com a cultura do cacau que vem passando de geração em geração, comentou sobre o dia de campo e sobre mudanças no setor.

“A prefeitura tem dado um apoio significativo ao nosso setor e pelo agronegócio capixaba. A atividade cacaueira avançou muito, e para quem está começando ou deseja recuperar a área de cabruca é preciso diversificar e verticalizar a produção, haja visto que o cacau se aproveita 100%. Porque trabalhar só a amêndoa para fazer chocolate se podemos trabalhar com outros tantos produtos maravilhosos?”, refletiu o produtor.

O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, frisou que fazer agricultura hoje é buscar se reinventar e com o cacau não seria diferente. Ele ressaltou que o papel do poder público é ajudar os produtores a encontrar caminhos para que possam se reinventar e apoiar bons projetos.

“Com o trabalho bem planejado e a participação de todos, principalmente os produtores, os frutos chegam a toda cadeia agrícola. O apoio da prefeitura ao setor e o fomento à diversificação das culturas oferece novas condições para a agricultura se manter. Tão importante quanto buscar novos projetos industriais que trazem emprego e renda para o linharense está também oferecer condições ao produtor manter nossas raízes”, falou o vice-prefeito.

Leia também:  Bruno conversa com Casagrande: o viaduto vai desafogar o trânsito na Serra e na entrada e saída Norte da capital.

O concurso

Na primeira etapa do concurso, a Secretaria de Agricultura e os escritórios regionais do Incaper receberão as amostras dos produtores inscritos que serão codificadas, garantindo a confidencialidade durante todo o processo.

Já na segunda etapa, as amostras serão enviadas para o Centro de Inovação do Cacau (CIC), em Ilhéus – BA, e serão avaliadas por uma comissão técnica especializada que fará a seleção das 12 melhores amostras.

As amêndoas das seis melhores amostras de cada categoria classificadas na segunda etapa serão processadas nos laboratórios da sede do CIC, e depois transformadas em chocolate, para avaliação de um júri especializado.

A ordem de classificação em cada categoria com os respectivos vencedores, após a análise sensorial na prova de degustação, será divulgada no mês de agosto durante cerimônia de premiação. O produtor que obtiver o maior número de pontos positivos na prova de degustação, dentre os seis classificados da “Categoria Linhares” e os outros seis da “Categoria Demais Municípios do Espírito Santo”, será reconhecido como “Destaque Estadual”.

O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e Nestlé Brasil, via Programa CococaPlan, com apoio da AIPC (Cargill, Olan e Barry), Faes/Senar/Sindicatos, Sebrae, Ecopower , Aquafértil, Sicoob, Banco do Nordeste e Governo Federal, Kubit Café, e apoio institucional da Cocoation; CNQce; CIC; Ceplac; Incaper; Acau, Apropeba, Sindicato Rural de Linhares e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Leia também:  Santa Teresa recebe novas obras do Caminhos do Campo e mais investimentos.

Distribuição de mudas

Na oportunidade também foram entregues mudas de cacau para o primeiro lote de produtores contemplados no terceiro edital do Programa Municipal de Revitalização da Cultura do Cacau.

O produtor Édio Ramos Schimdt, de Lagoa Terra Alta, em Córrego Dr. Jones, já foi contemplado com a distribuição de mudas de cacau e estava presente no evento. “Esse encontro é uma forma de agregar mais conhecimento, e o concurso acaba nos incentivando para investirmos ainda mais no cacau, ajudando a melhorar a nossa renda no campo”, disse o produtor.

Dia de Campo

No Dia de Campo foram abordadas diversas temáticas, divididas por estações como: Irrigação na Cultura do Cacau; Energia Solar: Vantagens, especificações, custos e benefícios; Currículo de Sustentabilidade do Cacau; e Boas Práticas Agrícolas.

Valter Dadalto, que tem propriedade em Perobas, também participou do encontro. “O encontro nos ajuda, principalmente, a aumentar o nosso conhecimento e melhorar a qualidade do nosso produto. Também vou participar mais uma vez do concurso e todas essas ações do poder público nos incentivam a aprimorar cada vez mais o nosso jeito de cultivar”, comentou.

Estiveram presentes no dia de campo produtores, empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor cacaueiro. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares e Nestlé Brasil, via Programa CococaPlan, e recebe apoio da AIPC (Cargill, Olan e Barry); Faes/Senar/ Sindicatos; Sebrae; Ecopower; Aquafértil; Sicoob; Banco do Nordeste e Governo Federal; Kubit Café; e apoio institucional da Cocoation; CNQce; CIC; Ceplac; Incaper; Acau; Apropeba; Sindicato Rural de Linhares; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Projeto Inovater.

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.