João Neiva instala PEV’s na cidade

PEV’s são instaladas na cidade visando incentivar a coleta seletiva.

Por Adwalter Brunow

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Por Sumaida Zuccolotto

 

A Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), está instalando Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) na cidade. Os PEV´s são coletores que buscam facilitar o armazenamento e recolhimento de resíduos recicláveis e ajudarão o trabalho de coleta seletiva do caminhão. Eles são resistentes, protegidos da chuva e com boa capacidade de armazenamento.

8

De acordo com a técnica de defesa ambiental Mariana Perin de Medeiros Davariz, o intuito destes receptores é eliminar os pontos viciados de lixo e estabelecer locais “chaves” para recebimento dos resíduos destinado à reciclagem, além de fortalecer a coleta seletiva. “Ao invés do morador deixar o material em sacolas na frente da sua casa, poderá direcionar os resíduos diretamente para os PEV’s. Dessa forma, nos dias que o caminhão da coleta seletiva não passar no bairro, o morador, se assim quiser, poderá deixar os resíduos naquele local”.

Atualmente há duas PEV’s em João Neiva: uma ao lado da escola Casa do Estudante, na Praça Nossa Senhora do Líbano, e outra no colégio de Ensino Médio de João Neiva. “A Semades tem mais 48 pontos alvos para instalação dos receptores. A ideia é ter pelo menos um PEV em cada bairro do município. Eles sempre estão situados em locais públicos e privados e estrategicamente posicionados, como nas proximidades do comércio e nos centros dos bairros”, destaca Mariana.

Leia também:  Procon Vitória finaliza a ação nos postos de combustíveis

Os PEV’s funcionam de maneira muito simples e prática. “O consumidor leva o material até ele e, no dia da coleta do bairro onde está instalado, o caminhão passa recolhendo o lixo reciclável para destinar para o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de João Neiva (CTjon)”, salienta a técnica.

Mariana ressalta que os PEV’s são para receber apenas resíduos Recicláveis.  Os outros tipos de materiais não devem ser acondicionados nesses locais para evitar mau cheiro e que resíduos não recicláveis cheguem ao CTjon.

No CTjon os materiais arrecadados são triados, enfardados e comercializados para diversas empresas do setor industrial, sendo reintroduzidos no processo produtivo e se transformando em novos produtos, contribuindo para a redução da demanda de diversas matérias-primas que são esgotáveis, como produtos derivados do petróleo.

Exemplos do que pode ser reciclado: – Papel: Jornais, revistas, caixas, embalagens de papelão, folhas de caderno e envelopes; – Plástico: Garrafas pet, embalagens de plástico, isopor e sacolas; – Metal: Latas de alumínio e de metal, tampas de garrafa, materiais de aço em geral, clipes e grampo; – Vidro: Copos, garrafas, potes, frascos de medicamento e de perfumes, desinfetantes e outros materiais de vidro.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.