Prefeitura de Vila Velha registrará produtores locais para atuar em todo Estado a partir de abril

Até o final deste mês, os auditores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf-ES). Até o final deste mês, os auditores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf-ES) deverão apresentar o relatório final da terceira e última auditoria realizada em Vila Velha, para conceder aos produtores da […]

prefeitura de vila velha registrara produtores locais para atuar em todo estado a partir de abril

Até o final deste mês, os auditores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf-ES).

Até o final deste mês, os auditores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf-ES) deverão apresentar o relatório final da terceira e última auditoria realizada em Vila Velha, para conceder aos produtores da cidade a certificação do Susaf, sistema que promove a equivalência entre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), do Governo do Estado.

“Isso significa que, a partir de abril, os pequenos produtores agroindustriais de Vila Velha não precisarão mais procurar o Idaf em busca de autorização para vender seus alimentos em outras cidades do Estado. Eles poderão ser atendidos na Vila do Empreendedor, que funciona na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no subsolo do Boulevard Shopping, para se formalizar”, garante o diretor de Agricultura e Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Galdino, que acompanha de perto todo este processo, desde o início.

Leia também:  Obras estruturais e paisagísticas avançam em Jardim Tropical.

Segundo ele, o Idaf já realizou três auditorias em Vila Velha, sendo uma preliminar, uma administrativa e outra, em campo, realizada junto aos produtores familiares do município. “Em novembro do ano passado, aconteceu a primeira auditoria, que apontou algumas adequações necessárias; – ‘todas já realizadas’, para o ajuste do cronograma de análises laboratoriais dos produtos a serem certificados pelo Susaf e também para aprimoramento dos mecanismos de monitoramento ambiental, de acesso às informações e de controle de infrações. E na última auditoria, no início deste mês de março, já estava tudo dentro das conformidades. Por isso, agora, a expectativa é de que, muito em breve, os produtores de Vila Velha sejam credenciados para receber essa tão sonhada certificação”, adiantou Guilherme Galdino.

Produção

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, informou que todos os requisitos do Idaf foram atendidos com sucesso e que, em Vila Velha, já está tudo certo para a apresentação do relatório final das auditorias do órgão, que deverá acontecer nas próximas semanas. De acordo com ele, a certificação do Susaf garantirá agilidade e menos burocracia para atender aos empreendedores do agronegócio, que certamente vão aumentar sua produção, elevar suas receitas e gerar emprego no município.

Leia também:  MPF obtém condenação de faculdade no ES por irregularidades no valor de mensalidades do Prouni

“A agroindústria de alimentos artesanais segue em bom ritmo em Vila Velha e nossos produtores já certificados pelo SIM trabalham exclusivamente com produtos cárneos; – ‘linguiças frescais, espetinhos de churrasco, embutidos diversos e cortes bovinos e suínos’, e também com ovos agroecológicos e pescados em geral; – ‘peixes, moluscos e crustáceos’. E com o Susaf, esses produtores poderão ampliar seus negócios e sua produção de forma significativa, pois haverá um mercado imenso para atender”, salientou o secretário.

E Colodetti concluiu: “O mercado capixaba ávido por alimentos frescos, de boa qualidade, que possuam certificação municipal e estadual e que possam ser consumidos com segurança, sem riscos à saúde e sem concorrência com outras empresas e marcas não certificadas. Por isso, o selo do Susaf é considerado estratégico para este setor em Vila Velha”.

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.