Moradores poderão usar o celular para cadastrar as árvores da Serra

Medida vai ajudar a Prefeitura a elaborar o Plano de Arborização Urbana. A população da Serra vai ajudar a prefeitura a catalogar as árvores na zona urbana do município. Por meio do celular, cidadãos em geral poderão fotografar, identificar e registrar a localização das árvores, colaborando para a criação do banco de informações que vai […]

Por Adwalter Brunow

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

moradores poderao usar o celular para cadastrar as arvores da serra

Medida vai ajudar a Prefeitura a elaborar o Plano de Arborização Urbana.

A população da Serra vai ajudar a prefeitura a catalogar as árvores na zona urbana do município. Por meio do celular, cidadãos em geral poderão fotografar, identificar e registrar a localização das árvores, colaborando para a criação do banco de informações que vai servir de base para o Plano Diretor de Arborização Urbana do Município da Serra.

A iniciativa, chamada de Cadastro Arbóreo Colaborativo, foi lançada na quarta-feira, dia 21, no Parque da Cidade, na data em que se comemora o Dia da Árvore. A proposta é engajar a população no mapeamento das árvores, permitindo o planejamento assertivo das ações de arborização urbana.

Para colaborar no mapeamento, o morador deverá baixar o aplicativo (app) Colab e utilizar o campo destinado ao registro das árvores. No app, ele vai indicar o bairro, a espécie, caso saiba identificar, a localização e as condições de saúde da árvore. Será possível indicar, também, se a árvore tem raízes que prejudicam o calçamento ou oferecem algum tipo de risco à população.

Leia também:  Santander vai contratar 1,2 mil especialistas.

A Prefeitura espera, por meio do mapeamento, obter o número preciso de árvores existentes na área urbana do município, o percentual de cada espécie, presença de pragas e doenças, necessidade de poda ou remoção e inclusive detalhes como a altura média.

Com essas informações compiladas, será possível planejar a inspeção periódica das árvores, permitir o plantio das espécies arbóreas compatíveis com a realidade do município e aumentar a diversidade das espécies, entre outras ações previstas no Plano Diretor de Arborização Urbana.

O que é?

O Cadastro Arbóreo Colaborativo é uma solução tecnológica desenvolvida para que todos os cidadãos possam participar de forma colaborativa da gestão da arborização urbana municipal junto com a prefeitura, contribuindo para a realização do cadastro das árvores da cidade.

Desta maneira, qualquer pessoa com um celular poderá cadastrar as árvores presentes nas calçadas, nos parques, praças e jardins em todo o município usando o app Colab.

Para que serve?

Para uma cidade bonita e com qualidade de vida para todos. Os registros das árvores realizados pelos cidadãos por meio do Colab constituirão uma fonte de informações importantes sobre o panorama atual da arborização urbana no município. Esses dados permitirão uma gestão eficiente do patrimônio arbóreo existente, para o aprimoramento dos serviços ofertados à população e servirão para nortear a elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana da Serra.

Leia também:  Santander lança helps – a assistência que pode ser usada como o cliente quiser.

A importância da Arborização Urbana

A arborização urbana, além da estratégia de amenização de aspectos ambientais adversos, é importante sob os aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico.

Além de ser um serviço público, a arborização urbana é um patrimônio que deve ser conhecido e conservado para as futuras gerações, pois traz benefícios, como proporcionar um melhor efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteger e direcionar o vento, conforto acústico, amenizar a poluição sonora,  melhorar a qualidade do ar e preservar a fauna silvestre, além de contribuir para a melhoria da saúde física e mental da população.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.