(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Vila Velha promove ações de combate à tuberculose

Dia 25, sábado em Vila Velha vai ter ações de combate à tuberculose na US da Prainha. Programa de Tuberculose tem equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros profissionais Por Márcia Almeida Na sexta-feira (24) é o Dia de Combate à Tuberculose, doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas que […]

vila velha promove acoes de combate a tuberculose

Dia 25, sábado em Vila Velha vai ter ações de combate à tuberculose na US da Prainha.

Programa de Tuberculose tem equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros profissionais

Por Márcia Almeida

Na sexta-feira (24) é o Dia de Combate à Tuberculose, doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode acometer outros órgãos. Para lembrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, através do “Programa de Tuberculose”, vai realizar uma ação no sábado, dia 25, das 7h às 13h na Unidade de Saúde (US) da Prainha, a fim de alertar a população sobre a doença e também atender quem tem sintomas ou teve contato com pessoas infectadas.

Além da consulta médica de avaliação, na ação deste sábado também serão realizados RX e prova Tuberculínica, teste capaz de demonstrar infecção prévia pelo agente causador da tuberculose. Serão atendidos 50 munícipes, com agendamento, que devem ser feitos pelo telefone (27) 99 808-3351. “Todos que forem atendidos já garantem o retorno ao médico na semana seguinte, para avaliação dos resultados e orientações quanto ao tratamento necessário”, explica Richard Ferreira, coordenador da US Prainha.

Leia também:  Prefeitura de Vila Velha apresenta novo centro integrado voltado para pessoas com deficiência

Programa de Tuberculose

Com uma equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêutico/bioquímico e técnico em laboratório, o Programa de Tuberculose atende atualmente 300 pessoas e é o único em Vila Velha para assistência exclusiva aos infectados pela doença.

O atendimento acontece diariamente, das 7h30 às 17h, na US da Prainha, sem necessidade de agendamento prévio. No local são realizados atendimentos e testes rápidos. O paciente recebe toda a assistência necessária, incluindo medicação. Vale ressaltar que as demais unidades do município estão aptas a receberem amostras de escarro para realização do exame.

Tuberculose – É uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A tuberculose pulmonar tem como principal sintoma a tosse, que pode ser seca ou produtiva; – ‘com catarro’. Febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento também são sintomas.

Quem apresentar sintomas de tuberculose deve procurar uma unidade de saúde para avaliação e realização de exames. Caso o resultado seja positivo, o tratamento deve ser realizado o mais rápido possível. A doença não se transmite por objetos compartilhados e sim por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa; – ‘pulmonar ou laríngea’, sem tratamento.

Leia também:  Último dia de vacinação em shopping na Serra.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença, apesar de ser uma enfermidade antiga, continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.