(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Prefeitura realiza ação de saúde em Linhares

Naps realiza ação de saúde na Praça Nestor Gomes para orientar sobre a hipertensão arterial.

Por Alexandre Araújo

No Dia Mundial da Hipertensão Arterial, comemorado em 17 de maio, a Secretaria de Saúde de Linhares, por meio do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), vai realizar uma ação de conscientização à população nesta terça-feira, dia 17 (hoje) na Praça Nestor Gomes; próximo dos Correios, no centro da cidade. O horário das atividades é de 13h às 16 horas.

prefeitura realiza acao de saude em linhares

Equipes do Naps estarão na praça nesta terça-feira, dia 17, das 13 às 16 horas oferecendo diversos serviços gratuitos de saúde à população

O atendimento será feito no ônibus da saúde da Prefeitura de Linhares com os seguintes serviços: realização de testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis; HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferição de Pressão Arterial e glicemia capilar, avaliação do corpo por uma nutricionista, distribuição de insumos; preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, além de panfletagem e orientações sobre o controle da hipertensão arterial.

O Dia Mundial da Hipertensão Arterial foi criado com o objetivo de alertar a população para a importância da doença, que afeta cerca de 30% da população adulta em todo o mundo e acomete 25% dos brasileiros. A Hipertensão Arterial constitui-se no principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana e acidente vascular encefálico (AVE), mas também para doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência.

Leia também:  A médica Gisele Lorenzoni explica sintomas da menopausa e qual tratamento utilizar

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o controle da pressão arterial reduz em cerca de 42% o risco do desenvolvimento do AVE e em 15% o risco de infarto. Esses índices mostram a importância da aferição da pressão arterial, fazendo com que ela seja uma medida essencial para o diagnóstico e o tratamento adequado do problema de saúde.

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.