Hospital Evangélico faz ação no Outubro Rosa
Outubro Rosa: Hospital Evangélico promove arrecadação de lenços e mechas de cabelo. A ação acontecerá no Boulevard Shopping e ajudará as pacientes que fazem tratamento no hospital com a doação de lenços e mechas de cabelo em Vila Velha Por Nadia Vaccari Com a proposta de contribuir com a autoestima das pacientes em tratamento […]
Outubro Rosa: Hospital Evangélico promove arrecadação de lenços e mechas de cabelo.
A ação acontecerá no Boulevard Shopping e ajudará as pacientes que fazem tratamento no hospital com a doação de lenços e mechas de cabelo em Vila Velha
Por Nadia Vaccari
Com a proposta de contribuir com a autoestima das pacientes em tratamento de câncer, o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) preparou uma ação para arrecadar lenços e mechas de cabelo, que acontecerá durante todo o mês de outubro, no Boulevard Shopping, em Vila Velha.
A ação faz parte do Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Todo o material arrecadado será encaminhado para Banco de Lenços e Perucas do HEVV e serão utilizados pelas pacientes que fazem tratamento no hospital.
“Durante todo o ano fazemos o alerta quanto a importância dos exames preventivos, e no mês de outubro nós reforçamos essa informação. Criamos esse ponto de coleta para chamar a atenção da sociedade para esse tema, além de contribuir com a melhora da autoestima das mulheres em tratamento”, destaca a coordenadora do setor de Oncologia do HEVV, Karoline de Bôrtoli.
Quem aprova a campanha é Meyriellen Cristini da Silva, de 36 anos. Ela descobriu que estava com câncer de mama através do autoexame. “Eu descobri o câncer e que estava grávida quase ao mesmo tempo. Foi um momento muito difícil. Mas o diagnóstico precoce e o acolhimento que recebi no Hospital Evangélico fizeram toda a diferença no meu tratamento”, conta a costureira.
A oncologista do HEVV, a médica Virgínia Altoé Sessa, reforça como é essencial fazer os exames preventivos e ficar atenta aos sinais de alerta. “A descoberta da doença no estágio inicial é fundamental para a cura. O autoexame pode auxiliar na descoberta um nódulo logo no início, mas não substitui a avaliação médica e os exames de rastreamento. Por isso, sempre orientamos mulheres acima de 40 anos a fazer a mamografia uma vez por ano”, destaca a médica.
Oncologia
O serviço de oncologia oferecido pelo Hospital Evangélico de Vila Velha conta com quimioterapia, internações clínicas e cirúrgicas, consultas e exames especializados. Neste primeiro semestre de 2022, foram realizados mais de 9 mil atendimentos oncológicos. Para ampliar o serviço, está em construção o novo hospital oncológico – Unacon, que está sendo preparado para realizar por ano: 21 mil sessões de quimioterapia, mais de 18 mil radioterapias e 21 mil consultas.