Outubro Rosa amplia oferta de mamografias em Linhares

Prefeitura de Linhares amplia oferta de mamografias gratuitas nas US no mês Outubro Rosa. PML informa a ampliação do número de mamografias na US de Linhares neste mês do Outubro Rosa Por Alexandre Araújo Foto: Felipe Reis   Indicado para o rastreamento do câncer de mama, o exame de mamografia terá sua oferta ampliada em […]

Por Adwalter Brunow

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram
Rede Integrada de Segurança da Serra

outubro rosa amplia oferta de mamografias em linhares

Prefeitura de Linhares amplia oferta de mamografias gratuitas nas US no mês Outubro Rosa.

PML informa a ampliação do número de mamografias na US de Linhares neste mês do Outubro Rosa

Por Alexandre Araújo

Foto: Felipe Reis

 

Indicado para o rastreamento do câncer de mama, o exame de mamografia terá sua oferta ampliada em 1 mil exames na rede municipal de saúde de Linhares durante o Outubro Rosa, mês dedicado a chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção da doença. De janeiro até o mês de setembro, a Prefeitura realizou 2,7 mil exames de mamografias para pacientes referenciadas na rede municipal de saúde.

A secretaria municipal de Saúde contratou mais exames para atender o aumento da procura, que geralmente ocorre durante a campanha. No município, não há registro de fila de espera. Os exames são agendados dentro do mesmo mês em que foi solicitado.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, o exame é indicado para mulheres entre 50 e 69 anos. Para as mulheres consideradas de risco elevado (alto risco) para câncer de mama; aquelas com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau, recomenda-se o acompanhamento clínico individualizado.

Leia também:  Gratificação de até R$ 4 mil para médicos da Serra

As unidades da rede municipal de saúde ofertam, por meio de profissionais capacitados, orientações acerca do câncer de mama, além de realizar avaliação clínica das mamas e exame de mamografias.

Caso o resultado esteja alterado, a usuária é encaminhada pela central de regulação para serviços da rede de atenção hospitalar, que fica sob a gestão da Secretaria Estadual de Saúde para continuidade do cuidado.

Exames

Neste Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece exames de mamografia. O pedido é feito nas consultas nas unidades de saúde quando o médico detecta alguma alteração durante o exame físico.

“Como essa doença incide bastante na população feminina, a rede de atenção básica de saúde está preparada para ofertar esse serviço. Em Linhares, não há demanda reprimida para realizar esse exame e manter a saúde em dia”, comentou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Programação nas unidades

As unidades de saúde (US) do município; tanto no distrito sede como nas comunidades rurais, prepararam uma programação especial para celebrar a campanha.

Leia também:  Ação Abril Verde na Curva da Jurema

As ações são as mais diversas e envolvem desde oferta de consultas e exames a atividades físicas e de promoção da saúde e do bem-estar da mulher: preventivos, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, caminhadas, palestras, entre outras.

Fatores de risco

Envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama e alta densidade do tecido mamário; razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama, são os mais bem conhecidos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama.

Além desses, consumo de álcool, excesso de peso e sedentarismo são considerados agentes potenciais para o desenvolvimento desse câncer.

“A prática de atividade física e a alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a uma diminuição de aproximadamente 30% do risco de desenvolver câncer de mama. A obesidade pós-menopausa também é considerada como fator de risco, entretanto esse risco diminui com a prática de atividade física regular”, explica Késsy Bonicenha Brunetti, diretora da casa Rosa de Linhares.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.