Deputada cobra ações de proteção do gado contra tuberculose e brucelose

Por Nety Façanha A comissão de agricultura da Assembleia Legislativa (Ales), presidida pela deputada Janete de Sá (PSB), discutiu na manhã de terça-feira, dia 10, o Fundo Emergencial de Promoção à Saúde Animal do ES (Fepsa), que é uma das ações necessárias para o ES conseguir a certificação de Estado livre da febre aftosa sem […]

Por Wendon Santos Almeida

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram
Rede Integrada de Segurança da Serra

Por Nety Façanha

A comissão de agricultura da Assembleia Legislativa (Ales), presidida pela deputada Janete de Sá (PSB), discutiu na manhã de terça-feira, dia 10, o Fundo Emergencial de Promoção à Saúde Animal do ES (Fepsa), que é uma das ações necessárias para o ES conseguir a certificação de Estado livre da febre aftosa sem vacinação.

deputada cobra acoes de protecao do gado contra tuberculose e brucelose

Janete de Sá (PSB), presidente da comissão de agricultura da Assembleia Legislativa (Ales)

“A partir de 2023 o ministério da agricultura já anunciou que o ES já não vai precisar mais vacinar os animais contra a febre aftosa. Agora precisamos fortalecer o fundo para que o Estado continue sem registrar nenhum caso da doença, mas é preciso também ampliar as ações com relação a outras doenças que afetam o rebanho e causam prejuízo aos agricultores, principalmente os pequenos, como é o caso da tuberculose e brucelose,” afirmou a deputada Janete de Sá.

Deputada cobra ações de proteção do gado contra tuberculose e brucelose.

O Fundo Emergencial de Promoção à Saúde Animal do ES (Fepsa), tem como base o modelo do fundo que existe no estado da Bahia. A cobrança é opcional e o contribuinte que optar pelo pagamento vai ter um desconto de 40% na cobrança da guia de trânsito animal. A certificação de Estado livre da febre aftosa sem vacinação vai possibilitar que os produtores capixabas alcancem novos e melhores mercados, impactando também no aumento da receita para o Estado.

Leia também:  Aprovadas propostas de Majeski que evitam descontos no Bônus Desempenho por Covid e Influenza

A regulamentação do Fundo, elaborado pela cadeia produtiva no Estado, composto pelas Associações de Avicultores e Suinocultores, Federação da Agricultura, Sindifrios, OCB, Ministério da Agricultura e Idaf está sendo proposta na modificação de artigos da Lei de taxas de Estado que deve ser encaminhado para Assembleia Legislativa. A regulamentação do Fundo, elaborado pela cadeia produtiva no Estado, composto pelas Associações de Avicultores e Suinocultores, Federação da Agricultura, Sindifrios, OCB, Ministério da Agricultura e Idaf está sendo proposta na modificação de artigos da Lei de taxas de Estado que deve ser encaminhado para Assembleia Legislativa.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.