Evair apresenta ato que cria comissão especial da Câmara para analisar PEC da enfermagem

A proposta lida em plenário pelo deputado prevê ampliação do limite de despesas com pessoal na saúde e educação. A Câmara dos Deputados criou uma Comissão Especial para analisar especificamente a PEC 390/14, que autoriza a ampliação de limite de despesas com pessoal nas áreas da saúde e da educação. O vice-líder do Governo na […]

evair apresenta ato que cria comissao especial da camara para analisar pec da enfermagem

A proposta lida em plenário pelo deputado prevê ampliação do limite de despesas com pessoal na saúde e educação.

A Câmara dos Deputados criou uma Comissão Especial para analisar especificamente a PEC 390/14, que autoriza a ampliação de limite de despesas com pessoal nas áreas da saúde e da educação. O vice-líder do Governo na Casa, deputado federal Evair de Melo, foi quem leu o ato de criação deste novo colegiado, em plenário, onde defendeu a inclusão, no texto, do financiamento do piso salarial da enfermagem que foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por indefinição sobre as fontes dos recursos deste financiamento.

Para adiantar o expediente e instalar esta Comissão Especial o mais rapidamente possível, Evair ajudou a mobilizar os líderes para que enviem indicações dos 34 titulares e 34 suplentes que participarão deste grupo. Ele também disse ser favorável à destinação do superávit financeiro dos fundos federais – que somam mais de R$ 10 bilhões – para o pagamento do piso. O deputado endossou, ainda, a proposta de incluir, no texto, a PEC 390/14, que já está em estágio adiantado de tramitação, para assegurar a celeridade pretendida ao andamento do processo.

Leia também:  Nós somos contra qualquer tipo de censura”, diz Neucimar Fraga ao defender Daniel Silveira março 30, 2022 Em ação

Financiamento

“Estamos trabalhando em conjunto com outros parlamentares para agilizar os procedimentos regimentais da Câmara, de forma a apensar ao nosso texto a PEC 27/22, que autoriza a utilização do superávit de fundos públicos federais no financiamento dos novos salários mínimos da enfermagem. Vamos trabalhar para que o relatório seja apresentado no prazo de 10 sessões e que a fonte de recursos do pagamento do piso salarial da categoria, em todo o Brasil, não comprometa receitas tributárias dos entes federativos”, ressaltou Evair.

Ele se comprometeu em contribuir para que este trabalho resolva de vez a questão do piso salarial da enfermagem, que ainda não entrou em vigor apesar de ser objeto de Lei e de Emenda Constitucional. “A lei do piso salarial da enfermagem definiu o valor mínimo do salário dos profissionais da área, mas ela foi suspensa em setembro deste ano, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Já no início deste mês, a Câmara aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 44/2022, para prorrogar a liberação dos recursos de fundos estaduais e municipais destinados à saúde e à assistência social, ao longo do exercício financeiro de 2023. Agora, estamos consolidando uma união no Parlamento Federal para resolver a situação de uma forma definitiva”, concluiu o deputado.

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.