(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Exposição reúne 16 artistas de diversos lugares do País

Quarta última exposição do ano da Matias Brotas reúne 16 artistas de diversos lugares do Brasil. A exposição abre ao público dia 30 de novembro com bate-papo inédito sobre colecionismo com o advogado e colecionador carioca Álvaro Piquet Por Danielle Ewald   A Matias Brotas arte contemporânea encerra o ano de 2022 com a exposição […]

exposicao reune 16 artistas de diversos lugares do pais

Quarta última exposição do ano da Matias Brotas reúne 16 artistas de diversos lugares do Brasil.

A exposição abre ao público dia 30 de novembro com bate-papo inédito sobre colecionismo com o advogado e colecionador carioca Álvaro Piquet

Por Danielle Ewald

 

A Matias Brotas arte contemporânea encerra o ano de 2022 com a exposição coletiva das Séries MBac – Clube do Colecionador, um projeto iniciado em 2013 que reforça seu propósito e se consolida na formação de colecionadores em arte contemporânea.

A mostra abre ao público nesta quarta-feira, dia 30 de novembro e especialmente para esta edição e buscando aprofundar as reflexões sobre o colecionismo de arte, conectando colecionadores e suas experiências, a galeria convidou o advogado e colecionador carioca Álvaro Piquet, que realizará às 10h30 um bate-papo com os visitantes sobre sua jornada como colecionador, sua relação com a arte e com os artistas e para falar da sua percepção da arte como investimento.

Álvaro foi co-fundador do Arte Clube Jacarandá no Rio de Janeiro, em conjunto com José Bechara, Raul Mourão e João Vergara. Além disso foi presidente da Associação de Amigos do MAM/RJ e atualmente é do Conselho de Administração da Escola de Artes Visuais do Parque Laje.

A cada ano, a curadoria realizada pela própria galeria apresenta trabalhos em poéticas e suportes variados produzidos por artistas que se destacam na cena contemporânea das artes visuais. A exposição conta com a participação de 16 artistas buscando potencializar o diálogo entre os artistas e suas obras, evidenciando a pluralidade da arte contemporânea e permitindo o olhar singular do espectador na produção de sentido.

Leia também:  Domingo Feliz na Serra está suspenso neste domingo

Obras e artistas

Além do bate-papo, no dia da abertura da exposição a programação contará com visita guiada com os artistas Ivan Grilo e Ale Gabeira. A edição 22/23 do Clube do Colecionador conta com a participação de: Marilá Dardot, José Alberto Nemer, Alexandre Mazza, José Spaniol, Cláudio Alvarez, Hugo Mendes, Ivan Grillo, Amalia Giacomini, Estela Sokol, Anna Costa e Silva, Matias Mesquita, Ale Gabeira, Raul Mourão, Andrea Brown, Narcelio Grud, Raphael Bianco.

Uma das obras da coletiva, feita exclusivamente para a galeria, é ‘Passadiço’ de Cláudio Alvarez. Como ele mesmo diz ‘O movimento de um pêndulo apoiado em uma estrutura fixa, aproxima e afasta uma peça luminescente. Há uma superfície metálica espelhada, provando o surgimento de um fenômeno óptico. Mesmo em repouso, a determinada distância, a ilusão permanece, mas é durante o movimento que percebemos essa mudança de estado, do sólido real ao líquido aparente. Estamos conscientes de estamos diante de um objeto físico com seus mecanismos expostos, porém nossos sentidos indicam a possibilidade um novo objeto em transição, real e irreal ao mesmo tempo”.

Leia também:  Feira de Cidades Inteligentes, nos dias 15 e 16 em Colatina.

O artista paranaense Alexandre Mazza também compõe o time de artistas desta edição do clube do colecionador com sua obra ‘Apofilita’, que utiliza diversos materiais como madeira, vidro, espelhos, luz, acrílico, pedras, que faz parte da sua série de trabalhos “multiplicação da luz”, no qual após 18 anos trabalhando na área musical, em 2008 ele passou a se interessar pela luz e a eletricidade.

Raul Mourão, renomado artista carioca, com diversas exposições individuais e coletivas pelo Brasil, também traz para a exposição sua obra chamada ‘O Menor Carnaval do Mundo #1’, uma escultura em aço carbono com resina sintética e argila, que promete provocar o olhar do espectador.

O artista capixaba Raphael Bianco, representado pela galeria, também apresenta obras produzidas exclusivamente para essa edição 22/23 do Clube do Colecionador da galeria. Criações que trazem camadas sobrepostas de fragmentos visuais, luzes desfocadas e imagens fugidias como que prestes a evaporar diante de nossos olhos e que são interrompidas mas também duplicadas, amplificadas por uma lâmina espelhada perpendicularmente inserida no centro de cada trabalho em sentido vertical. Como livros abertos que curiosamente tanto ocultam quanto revelam, essas obras parecem poder atuar como verdadeiros catalisadores, disparando talvez lampejos de memórias esquecidas a quem quer que se interesse em deslocar-se diante delas.

Leia também:  Leila Pinheiro e João Felippe vão se apresentar no Teatro Gloria

Já a premiada artista carioca Anna Costa e Silva, com diversas exposições pelo Brasil e exterior, traz para a exposição sua obra “Ofereço companhia – partículas”, que são monóculos individuais com histórias que as pessoas contaram para Anna durante o seu projeto em 2016 no qual a artista passou 21 dias oferecendo companhia para qualquer pessoa que lhe solicitasse, a partir de uma chamada aberta publicada em jornais e redes sociais Durante o tempo do projeto, os outros compromissos da artista foram colocados de lado, e todas as pessoas que responderam à chamada foram atendidas. A obra propõe o visitante a estabelecer uma relação de intimidade com essas narrativas, na mesma escala um a um dos encontros. Quando colocados lado a lado, esses objetos criam uma dobra, vivências extremamente íntimas que ganham uma dimensão coletiva, cada voz se torna parte de um coro.

Agenda: – Exposição Séries MBac – Clube do Colecionador 2022; – Abertura: 30/11 – quarta-feira; – 10h30 Café da manhã de boas-vindas; – 11h Bate-papo com Álvaro Piquet sobre colecionismo de arte contemporânea; – 17h Visita guiada com artistas; – 18h Vernissage; – Entrada gratuita; – Matias Brotas arte contemporânea:  Av. Carlos Gomes de Sá, 130 – Mata da Praia; – Tel: (27) 99933-8172 / 3327-6966.

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.