(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Cerca de um terço dos colaboradores do Sicoob ES praticam trabalho voluntário.

Dia do Voluntariado: engajamento e solidariedade para promover o bem. Como o Sicoob estimula o dia do voluntariado entre os colaboradores Por Vera Caser   Celebrado na segunda-feira, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado tem como objetivo despertar nas pessoas o desejo de realizar atividades para auxiliar a comunidade, instituições sociais e o […]

Dia C divulgacao Sicoob ES

Dia do Voluntariado: engajamento e solidariedade para promover o bem.

Como o Sicoob estimula o dia do voluntariado entre os colaboradores

Por Vera Caser

 

Celebrado na segunda-feira, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado tem como objetivo despertar nas pessoas o desejo de realizar atividades para auxiliar a comunidade, instituições sociais e o meio ambiente. Este tipo de ação, além de beneficiar a quem precisa, também faz bem para quem pratica, segundo um estudo da Universidade de Oxford. Em quem pratica o voluntariado, a liberação de hormônios da felicidade é maior.

Uma das instituições que incentiva o voluntariado é o Sicoob ES, que encontra nas ações uma forma de impactar as comunidades em que está inserida. As cooperativas incentivam a participação dos colaboradores e oferecem suporte para que os projetos sociais sejam realizados.

Engajamento social

Atualmente, 737 colaboradores atuam em iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente, educação financeira e até mesmo promoção de saúde. O número equivale a mais de um terço dos colaboradores do sistema. Além de promover o cooperativismo, a instituição está alinhada às práticas atuais de ESG (Governança ambiental, social e corporativa).

Leia também:  Exposição com obras de Monteiro Lobato e do Dia do Índio

“O envolvimento do nosso time com as comunidades traduz o propósito do cooperativismo de transformar por meio da união. Cada voluntário ajuda a transformar de forma positiva a realidade à nossa volta. Esse é um trabalho feito por muitas mãos”, enfatiza a superintendente de pessoas e responsabilidade social do Sicoob ES, Sandra Kwak.

Trabalho com a comunidade

Para atuarem como voluntários, os colaboradores se cadastram em um banco interno da instituição, colocando-se à disposição em atividades para as quais eles têm mais aptidão. Durante todo o ano, são postas em prática iniciativas divididas em seis eixos: Cooperativismo e Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável, Cidadania Financeira, Saúde, Ações Socioambientais e Educação.

Cristiane Maria Costa Cardoso, que atua na agência Enseada do Suá, em Vitória, é voluntária do Financinhas. No projeto, ela ensina crianças de 5 a 12 anos a ter uma vida financeira controlada por meio da contação de histórias.

Há dois anos, ela e as lúdicas histórias dos livrinhos do Instituto Sicoob despertam nos pequenos noções de poupança, economia e o que fazer com o que ganham.

Leia também:  A boa do final de semana será no 1º Festival de Cerveja Artesanal da Serra.

As contações são realizadas em escolas, orfanatos e instituições que prestam assistência e trabalhos sociais para crianças. Para Cristiane, o trabalho de voluntária é recompensador.

“É uma interação muito bacana. Com os livrinhos desenhados, conto narrativas do cotidiano delas e elas começam a se lembrar de alguns fatos, como quando ganham ou trocam brinquedos. É uma forma muito saudável de inserir a vida financeira logo nos primeiros anos de vida”, disse Cristiane, de 47 anos.

Voluntariado

Além do projeto Financinhas, outro projeto que conta com o apoio de voluntários é o Prevenir, por meio do qual mulheres e homens têm acesso a exames gratuitos para a detecção dos cânceres de mama e de próstata.

Nos meses de junho e julho, vários colaboradores e cooperados também atuam para realizar as ações do Dia C (Dia de Cooperar), comemorado no primeiro sábado de julho. Neste ano, foram mais de 1.000 voluntários em campanhas de arrecadação de alimentos, leite e produtos de limpeza e higiene pessoal, além de outros trabalhos.

Sicoob

O Sicoob ES é uma instituição financeira cooperativa que tem mais de 600 mil associados, e atua no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Coopermais, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas.

Leia também:  Campeonato Estadual de Muaythai no bairro Barcelona na Serra.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online.

Em nível nacional, tem cerca de 6,7 milhões de cooperados, está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal e é a única instituição financeira presente em 360 municípios.

É formado por aproximadamente 348 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 4.146 pontos de atendimento em 2 mil cidades brasileiras.

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.