(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Espírito Santo conquista 112 medalhas na fase nacional das Paralimpíadas Escolares

A delegação capixaba retornou de São Paulo após a disputa da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares A delegação capixaba retornou de São Paulo após a disputa da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, no sábado, dia 26, com 112 medalhas na bagagem, sendo 51 ouros, 26 pratas e 35 bronzes, nas modalidades atletismo, bocha, natação e […]

espirito santo conquista 112 medalhas na fase nacional das paralimpiadas escolares

A delegação capixaba retornou de São Paulo após a disputa da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

A delegação capixaba retornou de São Paulo após a disputa da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, no sábado, dia 26, com 112 medalhas na bagagem, sendo 51 ouros, 26 pratas e 35 bronzes, nas modalidades atletismo, bocha, natação e tênis de mesa. O número é superior ao do ano passado, quando o Estado conquistou 76 pódios.

Só no atletismo foram 93 medalhas, deixando o Espírito Santo como o terceiro estado que mais obteve pontos na modalidade, de acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), organizador da competição. Os capixabas só ficaram atrás de São Paulo e Santa Catarina.

Dos medalhistas do Estado no atletismo, dez são contemplados pelo atual edital do programa Bolsa Atleta, cujo resultado final foi divulgado no último dia 25: Ana Esther Souza da Cruz, Brenda Souza Teixeira, Davi Henrik Morais Vieira, Gustavo Soares do Nascimento, Ítalo dos Santos Monteiro, Lucas Otacílio Ferreira dos Santos, Matheus Gomes Monteiro, Mayara Santos Araújo, Pedro Junior Cassilhas Gomes e Quezia Pontara da Costa.

Leia também:  Linharense conquista título do Campeonato Paulista de Boxe.

Já na natação, o destaque ficou por conta de Breno Costa, que também é contemplado pelo Bolsa Atleta e faturou quatro medalhas de ouro em quatro provas disputadas: 50 livre, 100 livre, 100 peito e 100 borboleta.

No tênis de mesa, Daniel Paixão, Emilly Sousa Santos Gonçalves e Gabriel Pereira Adão subiram ao pódio. E na bocha, Isaque Benfica Guimarães foi o medalhista. O Espírito Santo também participou das modalidades de parabadminton e vôlei sentado, mas sem conquistas de medalhas.

Ao todo, a delegação capixaba foi composta por 103 pessoas, sendo 67 paratletas. Entre os técnicos, estavam presentes Alice Vidigal, Arlindo Anchieta, Diogo Mello, Douglas Franco Espolador, Gabrieli Machado, José Cassimiro Filho, Kelley Bonicenha, Luciléa do Carmo Souza de Preux, Marcelo de Azevedo Coutinho, Marcio Dutra, Patricia dos Santos Giuberti, Rafael Bianchini, Roque Marinato, Stephany Castro, Washington Missias e William Nascimento.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), investiu cerca de R$ 300 mil para levar a delegação do Espírito Santo até à capital paulista, com pagamento de passagens aéreas e uniformes.

Leia também:  Campeonato Talentos do Futsal em Linhares tem 49 gols na estreia

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, acompanhou o desempenho dos capixabas e falou sobre a importância do aporte no paradeporto. “O Governo do Estado, por meio da Sesport, segue investindo forte em nossos paratletas. Tanto que estamos construindo, na sede da Secretaria, o Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência. E a prova é que esse investimento vem dando resultados é esse número espetacular de medalhas conquistadas. Mas, muito além das medalhas, o importante é promovermos a integração entre esses jovens e dar-lhes oportunidades para seguirem no caminho do esporte”, destacou Júnior Abreu.

Maior evento de paradesporto estudantil do mundo, as Paralimpíadas Escolares tiveram em 2022 a maior edição de sua história, com cerca de 1,3 atletas de 25 estados e do Distrito Federal; – o Piauí foi a única unidade da federação a não participar, de 11 a 18 anos.

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.