(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Carnaval de Vitória vai ter um aplicativo

Aplicativo oficial do Carnaval de Vitória reúne informações das escolas de samba, marketplace de negócios locais e recompensas para sambistas.

Aplicativo oficial do Carnaval de Vitória reúne informações das escolas de samba, marketplace de negócios locais e recompensas para sambistas.

App Viva Samba é uma iniciativa inédita no Brasil realizada em parceria com as ligas das escolas de samba do Espírito Santo e viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Depois de um ano sem desfilar, as escolas de samba do Espírito Santo se preparam para retornarem ao Sambão do Povo em 2022 com os desfiles que atraem públicos de vários cantos do Brasil. E para o próximo Carnaval de Vitória, os foliões contarão com uma novidade que está sendo lançada neste mês de outubro: o app Viva Samba. O aplicativo oficial do Carnaval de Vitória é uma iniciativa inédita no Brasil que vai além do conteúdo e conta com recursos para distribuir recompensas a sambistas engajados e dar visibilidade ao trabalho de empreendedores capixabas que participam das agremiações do Espírito Santo.

Disponível na Apple Store (iOS) e Google Play (Android), o aplicativo é gratuito e conta com um breve cadastro para utilização dos recursos. O objetivo é que a plataforma se torne uma ponte no relacionamento das escolas de samba com o público e um ponto de encontro para informações do Carnaval de Vitória.

O aplicativo é idealizado pelo publicitário Edson Guidoni e o professor Armando Chafik, um dos criadores do site Viva Samba, que há 15 anos atua na cobertura do Carnaval de Vitória com conteúdos sobre as escolas de samba do Espírito Santo. Em parceria com as ligas LIESGE (Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial) e LIGA-ES (Liga Independente do Grupo de Acesso do Espírito Santo), o projeto é viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc por meio do projeto Cultura Digital realizado pela Secult-ES.

“Esse aplicativo é criado por pessoas que amam, vivem e estudam o Carnaval de Vitória. Para chegarmos ao resultado, conversamos com o nosso público para explorarmos problemas que a gente poderia resolver com o app. Um exemplo é que existe uma cultura das escolas receberem muitos pedidos de fantasias, ingressos, camisetas, e na prática essas são as principais fontes de renda das agremiações. Com o Viva Pontos, um dos recursos do app, a gente estimula o engajamento do público com os eventos e ações das escolas e elas podem retribuir com as recompensas para quem de fato esteve presente”, explica Edson Guidoni.

Leia também:  Confira dicas para tomar um banho de mar com segurança

Para o presidente da LIESGE, Edson Neto, o aplicativo será mais uma importante ferramenta para divulgação do carnaval. “Tenho certeza que as agremiações, assim como os sambistas, vão ficar muito entusiasmados com as interações disponíveis no aplicativo, como curtir o samba da sua escola de coração, entender o enredo desenvolvido e até ser jurado na hora do desfile. O Viva Samba, importante veículo do Carnaval Capixaba, agora estará na palma da mão dos foliões, trazendo as últimas novidades e contribuindo para o crescimento dessa festa maravilhosa que é o desfile das escolas de samba”.

Pacotes de mídia

Programa de fidelidade com recompensas

Um dos grandes diferenciais do aplicativo é o Viva Pontos, que trata-se de um programa de fidelidade com as escolas de samba. O recurso tem o objetivo de incentivar a participação de sambistas em iniciativas das escolas de samba através do incentivo a juntar pontos para trocar por recompensas como ingressos, produtos, descontos e fantasias.

Para pontuar, o usuário deve escolher a campanha que vai participar e conferir as regras de participação. Em quadras e eventos, as escolas de samba terão representantes para validarem a pontuação do usuário mostrando um QR code. Ao ler o QR code em seu celular, o usuário recebe os pontos na hora e pode consultar seu extrato de pontos em cada campanha/escola de samba.

Na campanha da MUG, escola de samba do bairro da Glória (Vila Velha/ES), os foliões ganham 20 pontos a cada visita à quadra. Como recompensas, os usuários poderão trocar os pontos por 10% de desconto na fantasia, ingressos para eventos na quadra e até fantasia gratuita para desfilar em 2022. Para alcançarem o último prêmio, a escola também vai distribuir pontos em ações de conteúdo nas redes sociais.

No Pega no Samba, agremiação do bairro de Consolação (Vitória/ES), os foliões acumulam 100 pontos a cada R$ 100,00 gastos no bar em eventos realizados na quadra da escola. Os usuários podem trocar os pontos acumulados em camisetas do enredo e fantasias para desfilar em 2022. Além de MUG e Pega no Samba, outras escolas já estão se organizando para lançarem suas campanhas no Viva Pontos. Cada agremiação participante define suas regras e recompensas de acordo com seus objetivos.

Leia também:  Linhares retoma as atividades esportivas

Marketplace de empreendedores locais

Os impactos da pandemia de Covid-19 impulsionaram a busca por atividades empreendedoras como alternativa de renda no Brasil e as escolas de samba perceberam essa movimentação em suas comunidades, o que incentivou a criação de ações para divulgação dos negócios criados pelos sambistas. No aplicativo, o recurso Compre do Sambista reúne o trabalho de empreendedores das escolas de samba em um único local, com o objetivo de facilitar e fomentar a economia do mundo do samba.

Os usuários vão encontrar a confeitaria da baiana, a lanchonete do intérprete, a loja da passista e os diversos negócios criados por sambistas. Através do engajamento do público, vamos impactar a vida dos responsáveis por manterem viva a cultura do samba. O app conta com um formulário para que novos empreendedores publiquem suas empresas gratuitamente. Através de notificações push, os usuários receberão sugestões de empresas e segmentos do marketplace para conhecer.

Interação durante os desfiles

Quem assiste o desfile no Sambão do Povo e sente falta da explicação dos desfiles que acontecem na televisão, vai poder contar com o Viva Samba no Carnaval 2022. O aplicativo enviará notificações no início de cada desfile com um roteiro completo explicando cada ala e alegoria que atravessará a avenida do samba. Os foliões também poderão acompanhar a letra do samba-enredo e ficha técnica das agremiações com o nome dos profissionais envolvidos em cada desfile.

Além das informações dos desfiles, o app contará com o recurso interativo Jurado Folião, onde os usuários poderão “brincar de ser jurado” avaliando cada quesito durante os desfiles no Sambão do Povo. O recurso tem o objetivo de engajar os usuários no aplicativo e os resultados não terão interferência no resultado final do Carnaval.

Premiação do Carnaval no app

Desde 2008, o Troféu Faisão de Ouro premia as personalidades e agremiações que se destacaram na avenida do Carnaval de Vitória em premiação promovida pelo site Viva Samba. Planejada para 2020, a premiação foi impactada pelas medidas de restrição por conta da pandemia da Covid-19. O aplicativo Viva Samba será a plataforma exclusiva de votação do Júri Popular, que na última edição de 2019 recebeu mais de 473 mil votos nas mais de 60 categorias disponíveis.

Leia também:  Missa em Memória das Vítimas de Trânsito será domingo dia 7.

Além da tradicional votação do público, o Faisão também conta com um Júri Oficial, que avaliou os desfiles em um camarote no setor J do Sambão do Povo. O resultado foi publicado no site da premiação dias após o desfile. Em outubro, uma live no YouTube do Viva Samba vai revelar os ganhadores do Júri Popular e serão entregues os troféus dos ganhadores do Júri Oficial.

Mais informações sobre o Faisão de Ouro na página especial da premiação: vivasamba.com.br/faisao

Samba do app

Para divulgação do aplicativo, convidamos uma das grandes vozes do Carnaval de Vitória para interpretar o samba que apresenta a novidade: Kleber Simpatia. O intérprete da Novo Império tem mais de 20 anos de carreira e foi considerado hors-concours do Faisão de Ouro pela quantidade de troféus conquistados na tradicional premiação do Carnaval.

Além da atuação no Carnaval Capixaba, Kleber também se dedica a projetos na música capixaba como o CD “O Meu Samba É Assim” e o “Bloco do Simpatia”, que surgiu no Carnaval de 2020 e hoje é sucesso em diversos eventos e casas de shows.

Um time de sambistas capixabas recebeu a missão de produzir o samba de divulgação do aplicativo Viva Samba. A composição é de Léo Reis, Luiz Felipe e Leandro Campanha. Também fazem parte da produção os músicos Górgias Gomes (percussão geral) e Vinicius Moraes (violão). A gravação e a mixagem foram realizadas no Estúdio dOn!, onde também estão sendo gravados os sambas para o CD do Carnaval de Vitória 2022.

Confira a letra do samba:

Pra quem ama, curte e vive, quer informação,

nosso carnaval na palma da mão!

O mundo do samba capixaba no seu celular,

aplicativo Viva Samba eu vou baixar! (2x)

Viva Samba conectado com o folião,

trazendo novidades da escola do seu coração.

Muito além do conteúdo,

recursos pra conectar…

O mundo do samba capixaba no seu celular.

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.