Verdade ou mentira: 5 mitos sobre a graduação EaD

Pesquisa do Inep aponta que mais de 53% dos ingressantes no ensino superior, optaram pela modalidade a distância em 2020.

Por Adwalter Brunow

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Por Mônica Moreira

Foto: Divulgação

 

O Censo de Educação Superior divulgado em 2002 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destaca o aumento de novos alunos matriculados em todo o país na Educação a Distância (EaD). Como constatado na pesquisa, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no ensino superior em 2020, 53,4% optaram pela modalidade a distância, enquanto 46,6% escolheram cursos presenciais.

6

A diretora de ensino da Rede Doctum, Janaína Dardengo, tira dúvidas sobre a modalidade à distância de graduação. Segundo ela, os cursos em Educação a Distância (EaD) são possíveis devido ao avanço da tecnologia que permite a existência dessa modalidade de ensino. As aulas dos cursos EaD, ocorrem de maneira 100% virtual e sem a necessidade da presença física na instituição.

“Antes de fazer sua escolha por um curso de graduação é fundamental pesquisar sobre as modalidades existentes. Hoje em dia, em tempos de fake news, é ainda mais importante checar as informações e reconhecer o que é boato ou verdade”, explica Dardengo.

Os cinco principais mitos da Graduação EaD:

Leia também:  Escolas de Vila Velha vão conhecer o trabalho da Polícia Federal.

1) O EaD é ruim, – Os cursos de graduação a distância de boas instituições, precisam do credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para ofertarem essa modalidade de ensino. Todo o processo passa por avaliação incluindo critérios sobre a qualidade do curso. Sem contar que o diploma no EAD tem a mesma validade que o recebido no ensino presencial.

2) Não vou ter interação com meus colegas e professores: – Apesar da diferença na metodologia da Educação a Distância em relação à modalidade presencial e semipresencial, os alunos EaD têm contato com os tutores virtuais das disciplinas e com os tutores presenciais nos polos. Além do acesso ao fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde é possível trocar informações, conhecimentos e fazer aquele networking com os colegas.

3) É preciso ter um computador para ter acesso às aulas: – As formas de acesso estão cada vez mais modernas e mesmo com aparelho de celular você consegue entrar na plataforma do AVA, assistir às disciplinas e entregar as tarefas necessárias.

Leia também:  Estudantes de Novo Horizonte lançam livro “Semeando Artistas”.

4) Ninguém reprova no EaD: – Pelo contrário, assim como no presencial e semipresencial, os alunos podem sim, reprovar nas disciplinas se não atingirem a média necessária das notas em cada matéria. “O EaD é uma modalidade de graduação séria, assim como as demais”, afirma Janaína Dardengo.

5) Existe um perfil de estudante da graduação EaD: – De acordo com dados do 11º Mapa do Ensino Superior, os jovens de idade entre 19 a 24 anos dispararam na procura pela graduação EaD. Em 2019 esse grupo representava 23,6% dos alunos da modalidade, realidade diferente de anos anteriores, onde esse número era menor.

Nos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) fizeram investimentos na graduação a distância, implementando novas ofertas de cursos e abrindo novos polos. Esse fato, aliado ao maior conhecimento sobre a modalidade pelos alunos e confiança na qualidade de ensino, fez com que a procura por essa graduação aumentasse a cada ano.

Dicas para mandar bem no EaD

Agora que já desvendou os mitos sobre o EaD e decidiu realizar sua graduação nesta modalidade, Dardengo lista algumas dicas para se dar bem nesta modalidade:

Leia também:  Professores da serra começam a receber modernos notebooks

Organização é palavra de ordem. A flexibilidade pode dar uma impressão equivocada, mas o fato é que no EaD é necessário ser ou criar metodologias de organização para controlar o tempo de estudo e as demais tarefas do seu dia a dia.

Defina horários para rever as matérias e não deixe acumular os conteúdos. Nem sempre vamos ter um dia a dia perfeito e uma rotina exemplar. Porém, o mais importante é que você tenha constância semanal para compensar os dias de imprevistos.

A Doctum possui mais de 35 opções de cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância nas áreas de tecnologia, saúde, gestão e educação. São mais de 40 unidades e polos EaD nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.

Alguns dos cursos EaD: – Administração, – Análise e desenvolvimento de Sistemas, – Ciências Contábeis, – Educação Física (Licenciatura), – Logística, – Pedagogia, – Recursos Humanos, – Serviço Social.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.