(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Semana da Água terá programação especial voltada a estudantes de Vitória

No dia 22 de março, próxima terça-feira, comemora-se o Dia Mundial da Água, e, ao longo da semana, haverá programação voltada a estudantes

Na próxima segunda-feira (21), Dia Municipal de Preservação e Recuperação das Nascentes, tem início a Semana da Água 2022, com o tema “Das nascentes à nossa casa: tornando visível a água invisível”. A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), preparou uma programação especial voltada a estudantes da rede municipal, além de divulgação nos canais oficiais da Prefeitura. O primeiro dia de atividades será no Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, em Joana D´Arc, e terá a participação do prefeito Lorenzo Pazolini.

No dia 22 de março, próxima terça-feira, comemora-se o Dia Mundial da Água, e, ao longo da semana, haverá programação voltada a estudantes. Vão participar das atividades estudantes das Eescolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, Irmã Jacinta, Álvaro de Castro Mattos, Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, Maria Madalena de Oliveira Domingues, Elzira Vivacqua dos Santos, além de alunos da Escola Monteiro e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens José Vervloet Gomes.

Semana da Água terá programação especial voltada a estudantes de Vitória

Foto Divulgação

As atividades foram elaboradas pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam, por meio dos Centros de Educação Ambiental (CEAs), e pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), componentes do Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental. Elas serão desenvolvidas ao longo da Semana da Água nos parques Vale do Mulembá, Parque Pedra da Cebola e no Mata da Praia, além do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Mata Paludosa (antigo Parque da Fazendinha).

Leia também:  Professores da serra começam a receber modernos notebooks

Entre as atividades estão visita à nascente do Bambuzinho, plantio de árvores, apresentações teatrais, “Jogo Gigante da Água Virtual: Cadê a água que estava aqui?”, apresentação do vídeo “Água: fonte de vida”, apresentação teatral “Água: Fonte de Vida”, com a Companhia de Bonecos Tio Diu, dentre outras atividades lúdico-educativas.

“A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória já desenvolve um grande trabalho de Educação Ambiental junto às escolas e comunidades da nossa cidade. Na Semana da Água deste ano, vamos dar um enfoque especial às nascentes e córregos do nosso município, que são o foco do Programa Fonte Viva, lançado no ano passado pela gestão do prefeito Lorenzo Pazolini. Esse Programa permitirá a disponibilização de água potável para as comunidades do entorno das fontes públicas que serão construídas”, destaca o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.

Boa parte da água doce potável no mundo encontra-se longe da visão humana. São águas presentes nos lençóis freáticos e rios subterrâneos que são acessados por poços ou cisternas, ou, ainda, nascentes que “brotam” da terra e fazem seu caminho em pequenos córregos que encontram outros pequenos córregos, tornando-se rios.

Leia também:  Homologação de Diretrizes da Educação Especial é assinada.

Confira a programação da completa da Semana da Água 2022 clicando aqui.

Programa Fonte Viva

O Fonte Viva compreende a elaboração de estudos hidrológicos, que identificam a qualidade e a quantidade de água, em 25 nascentes, em uma primeira fase. A partir desses estudos, o programa prevê o desenvolvimento de projetos de engenharia e de obras para construção de fontes e de outras estruturas para armazenamento e distribuição das águas nos 15 pontos que apresentarem maior potencial hídrico. Os recursos foram captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), totalizando US$ 430 mil (cerca de R$ 2.4 milhões).

Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.