(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Estado registra abertura de 2.797 novas empresas no bimestre

Nos meses de janeiro e fevereiro, foram encerradas 1.619 empresas. Ao analisar os dados de abertura e encerramento, chega-se ao saldo de 1.178 novos negócios no Espírito Santo

O Espírito Santo seguiu o ritmo de crescimento econômico observado em 2021 e registrou, no primeiro bimestre de 2022, a abertura de 2.797 novas empresas. O número é o melhor para o primeiro bimestre desde 2010, quando começou a ser feito o levantamento.

Nos meses de janeiro e fevereiro, foram encerradas 1.619 empresas. Ao analisar os dados de abertura e encerramento, chega-se ao saldo de 1.178 novos negócios no Espírito Santo. “Esse número nos deixa muito satisfeitos. Em 2021, o Estado bateu o recorde de abertura de empresas e o começo de 2022 mostra que deveremos seguir este mesmo ritmo de retomada econômica”, disse o presidente da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees), Carlos Roberto Rafael.

Estado registra abertura de 2.797 novas empresas no bimestre

Foto: Assessoria de Comunicação da Sefaz

Entre os setores que mais contribuíram para os números positivos estão o comércio varejista (548), comércio por atacado, exceto de veículos (305) e atividades de atenção à saúde humana (263). “A Junta Comercial, em parceria com a Secretaria da Fazenda e demais órgãos que cuidam do arranjo de negócios no Espírito Santo, busca tornar o ambiente empresarial cada vez mais competitivo no Estado. Os números indicam que estamos no caminho certo”, acrescentou Rafael.

Leia também:  Colatina é destaque entre as melhores cidade para se investir

Ainda de acordo com o presidente da Jucees, outro fato que vem contribuindo para o crescente número de abertura de empresas é a celeridade. “Nós temos conseguido, continuamente, reduzir o tempo de emissão das inscrições estaduais. Em fevereiro, por exemplo, as inscrições foram emitidas em 50 minutos, em média. Já houve meses em que esse tempo era em média de quatro horas”, informou Rafael, lembrando que todo o processo é feito por meio do Simplifica-ES.

Completam a lista dos setores com o maior número de empresas abertas no bimestre: serviços de escritório (157), serviços de arquitetura e engenharia (124), alimentação (119), transporte terrestre (111), comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (110), educação (95) e atividades de serviços financeiros (71).

Os dados estatísticos completos da Jucees podem ser vistos AQUI.

Texto: Assessoria de Comunicação da Sefaz

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.