Café capixaba é destaque no Brasil

Dia do café: produção capixaba é destaque no Brasil.

Por Adwalter Brunow

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

 

A qualidade tem sido um diferencial para os cafés capixabas.

Por Camila Soares

 

O café capixaba é um destaque para o Brasil, não só por ocupar posições importantes na economia brasileira, colocando o estado do Espírito Santo como o 2º maior produtor brasileiro do grão, com expressiva produção de arábica e conilon, mas também pelas inúmeras conquistas em premiações.

4

Fim de tarde se aproximando e a gente só pensa no café, não é? E por falar nisso, nós temos os melhores!

Cerca de 75 mil famílias vivem da cafeicultura no Estado e uma parte significativa delas se dedica a colocar na mesa do consumidor final, um café diferenciado, com aroma e sabor especial, são os chamados cafés de qualidade.

É o caso do Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, localizado em Muqui, no sul do Espírito Santo.

“Nosso café é produzido de forma sustentável, de origem única e processos nobres, cultivado de forma artesanal, conferindo características únicas, com aroma frutado, sabor de mel, frutas vermelhas, doce de amora, corpo cremoso e finalização leve”, conta o produtor.

Leia também:  Mulheres são mais conservadoras ao investir, aponta Santander

Ele já vivenciou a experiência de ser premiado quatro vezes no Coffee of the Year, que revela os melhores cafés do Brasil e elege os grandes destaques do ano. Foram três primeiros lugares nos anos 2018, 2019 e 2021 e um segundo lugar no ano de 2020.

Descendente de família de cafeicultores, Luiz Cláudio sempre esteve envolvido na produção do café, e são os resultados obtidos nos últimos anos que o motivam a continuar com a produção de qualidade.

“Produzir qualidade é uma obrigação e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande, especialmente no caso do café conilon, que é novo no mercado com o diferencial de bebida excelente, e vem abrindo portas e oportunidade para todos produtores que acreditam na qualidade. Uma grande transformação aconteceu na minha família devido aos sucessos alcançados na qualidade e sustentabilidade”, conta.

Além de premiado, o café produzido no Sítio Grãos de Ouro encontra-se no território da Indicação Geográfica Conilon do Espírito Santo. Para essa conquista e tantas outras, ele contou com a participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES).

Leia também:  Posto de atendimento do sebrae da serra já está funcionando no CIAMPE

“Na cafeicultura, participei do Sebraetec e fiz, em 2018, o curso Negócio Certo Rural, que me ajudou muito. Também tive o apoio do Sebrae-ES para participar de eventos, entre eles a Semana Internacional do Café (SIC), excelente vitrine para nosso café”, relembra.

A expectativa agora é para mais uma conquista do café do Sítio Grãos de Ouro, “devo conseguir este ano certificação de café conilon orgânico com o apoio do Sebrae/ES, do Senar e da Cafesul”, revela Luiz Cláudio.

“Temos muito orgulho de ter no Espírito Santo produtores de café que se preocupam com a qualidade dos seus grãos e entregam um produto de excelência para o consumidor. O Sebrae-ES está sempre pronto para contribuir com a trajetória de sucesso desses empreendedores rurais”, finaliza o analista do Sebrae-ES, Adriano Matos.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.