Banestes adere ao Pacto Global da ONU

Banco se compromete a implementar os dez princípios da agenda, além de dar publicidade às suas ações em favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) aderiu, oficialmente, ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que estimula empresas a adotarem práticas que promovam o crescimento sustentável […]

banestes adere ao pacto global da onu

Banco se compromete a implementar os dez princípios da agenda, além de dar publicidade às suas ações em favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) aderiu, oficialmente, ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que estimula empresas a adotarem práticas que promovam o crescimento sustentável e a cidadania.  Ao filiar-se à iniciativa, o Banestes assume o compromisso de apoiar e implementar os dez princípios da agenda, nas áreas de meio ambiente, direitos humanos, trabalho e anticorrupção, além desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios na sociedade.

O Banestes passa a fazer parte de um grupo de mais de 16 mil membros no mundo (entre empresas, entidades governamentais e agências oficiais e multilaterais de 160 países), que se comprometem com práticas nesses quatro campos e em comunicar para a sociedade os esforços nesse sentido, como, por exemplo, de informar anualmente o impacto das ações do Banco em cada uma das áreas temáticas.

Ao integrar o Pacto Global, a instituição bancária do Estado também assumirá a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015.

Leia também:  Setores de petróleo e minério puxam queda da produção industrial capixaba Resultado da produção industrial

“Estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa. Também, nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todo o Espírito Santo”, destaca o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande.

A adesão soma-se a iniciativas de aprimoramentos anunciadas recentemente. Na semana passada, foram divulgadas a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) do Banestes, e sua publicação foi acompanhada de um plano de ações com vistas à sua efetividade.

“Estamos trazendo as dimensões social, ambiental e climática para regras que já estão estabelecidas para os riscos tradicionais – como de crédito, liquidez, mercado e operacional –, além de gerir a integração dos efeitos adversos de todos eles em conjunto”, ressalta Amarildo.

Com a adesão, o Banestes acessa plataformas de aprendizado, se conecta com seus pares, especialistas e com a ONU, participa de treinamentos, workshops e acessa o maior e-learning de sustentabilidade corporativa do mundo. Todo o trabalho será feito com publicidade e transparência.

Leia também:  Receita anuncia regras da Declaração do Imposto de Renda deste ano

Atividades sustentáveis, responsabilidade social e práticas de governança corporativa são temas tratados no dia a dia do Banestes. O Banco já disponibiliza o produto “Crédito Verde”, em empresas e residências são estimuladas a investirem no uso fontes renováveis de energia.  Com o produto Investimento Agrícola/ Pecuário (LCA), o cliente deve apresentar o projeto de investimento, que precisa indicar o uso de energia limpa na atividade agropecuária.

“O compromisso com o pacto facilita a comunicação de nossa atuação na agenda de sustentabilidade com os diversos públicos, em especial os investidores que estão atentos às nossas atividades, e ao impacto que temos na economia capixaba. Essa nova lógica é o caminho para um mundo melhor que deixaremos para as próximas gerações”, complementa Amarildo.

 

Texto: Jardel Torezani

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.