Expedição Rio Doce

Dia das Crianças com cardápios especiais na merenda em Linhares

Departamento de Merenda escolar elabora cardápios especiais para celebrar Dia das Crianças em Linhares. Cardápio especial que é servido para os estudantes matriculados nas escolas de Linhares O Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação de Linhares, organizou, para a semana em que é celebrado o Dia das Crianças, um cardápio diferenciado que será […]

Por Adwalter Brunow

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

dia das criancas com cardapios especiais na merenda em linhares

Departamento de Merenda escolar elabora cardápios especiais para celebrar Dia das Crianças em Linhares.

Cardápio especial que é servido para os estudantes matriculados nas escolas de Linhares

O Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação de Linhares, organizou, para a semana em que é celebrado o Dia das Crianças, um cardápio diferenciado que será servido aos alunos da rede municipal de ensino. Os alimentos foram escolhidos levando em consideração as preferências dos alunos, mantendo o equilíbrio na alimentação.

Aos alunos do Ensino Fundamental serão servidos escondidinho de carne seca, fricassê de frango, cachorro quente, suco natural, sorvete de iogurte, bolo prestígio e suco individual.

Aos alunos das escolas da zona rural serão servidos bolinho individual, hambúrguer, sorvete de iogurte, cachorro-quente, escondidinho de carne seca, pipoca, torta (tipo pizza), bolo prestígio e fricassê de frango.

Já para Educação Infantil, que são as crianças com até três anos, o cardápio foi adaptado para atender a Resolução do FNDE número 06, de 08/05/2020, que proíbe a oferta de alimentos ultraprocessados, adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas no ambiente escolar, independente da origem, durante o período letivo, não prevendo a legislação exceções para aquisição de alimentos proibidos em dias festivos, como por exemplo, semana da criança.

Leia também:  Páscoa é celebrada em escolas da Prefeitura de Linhares

Por isso, a equipe de Nutrição do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) elaborou o cardápio para a Semana da Criança atendendo as exigências legais para a Educação Infantil. Serão oferecidos: escondidinho de carne moída, pizza de frango e suco de uva integral, estrogonofe de carne, cachorro quente, macarrão cremoso, bolo com cobertura sem açúcar, suco de laranja natural e fricassê de frango com arroz.

De acordo com a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar, Lorena Santos Teixeira, alguns pratos já fazem parte do cardápio, todavia são acrescentados alguns ingredientes para diversificar, atrair e promover a socialização dos alunos.

“A alimentação saudável e equilibrada continua sendo priorizada nos cardápios oferecidos em atendimento às exigências da Resolução do FNDE 06, de 08/05/2020, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Entretanto, nessa data buscamos homenagear as crianças, proporcionando um momento festivo, agradável e alegre, por meio de um cardápio muito saboroso e preparado com muito cuidado e carinho”, explicou Lorena.

Dia a dia

Os cardápios especiais do Dia das Crianças foram elaborados pela equipe do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), da Secretaria de Educação. O cardápio padrão, aquele ofertado durante o ano letivo, segue rígidos padrões nutricionais, com alimentos saudáveis, balanceados e com ingredientes da cultura local e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.