(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Escola Leite Certo inicia 2º ano com foco em capacitação contínua

Projeto da Coopeavi de profissionalização da pecuária leiteira tem atividades previstas até o final do ano.

Por Leandro Fidelis

A Escola Leite Certo começou com tudo em 2022. Em março foram realizadas três capacitações; ordenhadeira mecânica, vaqueiro e inseminação artificial, reunindo 30 participantes. O calendário seguirá cheio até o fim do ano, com os próximos cursos previstos para maio. Os interessados podem ligar para o telefone (27) 99842-8170.

escola leite certo inicia 2o ano com foco em capacitacao continua 1

O programa da Coopeavi foi lançado no ano passado com objetivo de atender e qualificar a mão de obra formada por cooperados, familiares e funcionários na pecuária leiteira. Os cursos ocorrem na Fazenda de Recria Bovinos da cooperativa, em Nova Venécia, no Noroeste capixaba. O local conta com estrutura montada, tanto para auxiliar a parte teórica. sala de aula e alojamento, quanto espaço para as práticas.

Desde o lançamento da Escola Leite Certo em 2021, foram capacitados produtores de leite de Minas Gerais e vários municípios do Espírito Santo, como Cariacica, Colatina, São Gabriel da Palha, São Mateus, Águia Branca, Boa Esperança, Vila Pavão e Nova Venécia. Só o curso de inseminação artificial já formou três turmas, além dos cursos de vaqueiro; duas turmas, ordenhadeira mecânica duas turmas e outras de casqueamento de bovinos e implementos agrícolas.

Leia também:  Homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Serra

O pecuarista Tardin Fontana, desse último município, concluiu o curso de motosserras, pulverizadores e roçadeiras. Ele elogia o material didático e recomenda a capacitação para outros cooperados. “São cursos muito proveitosos, pois é uma necessidade grande estarmos preparados para enfrentar o dia a dia com competência, evitando desperdícios, usando melhor os insumos e regulando melhor máquinas e equipamentos. Essa aplicação é diária e evita gasto desnecessário de dinheiro. Quem participa sai enriquecido, fora as amizades que a gente faz”.

A capacitação contínua do produtor de leite para os desafios que vão surgindo é a principal proposta da Escola Leite Certo Coopeavi. “A mão de obra da pecuária leiteira precisa ser capacitada para novas realidades, desde uso de máquinas, tratores, manutenção de tratores, motosserras e roçadeiras, assim como para aplicação de tecnologias de reprodução animal, caso da inseminação artificial”, destaca o gerente de Bovinocultura e Assistência Técnica da cooperativa, Filipe Ton Fialho.

A participação dos filhos dos produtores nas capacitações chama atenção. “Precisamos criar uma nova geração de inseminadores na região, por isso é uma satisfação ver a nova geração participando dos cursos. Isto traz sentido para a Escola Leite Certo e para o lema da Coopeavi, que é unir famílias que alimentam famílias”.

Leia também:  Esporte e iluminação de vila nova de colares na Serra recebem melhorias

Para o diretor de Lácteos da Coopeavi, Erik Pagung, a implantação do projeto é um passo importante para todo o quadro social da cooperativa, atendendo à necessidade de aperfeiçoar conhecimentos e garantindo acesso dos cooperados às novas tecnologias. “A unidade onde acontecem os cursos foi pensada para receber cooperados, seus filhos e colaboradores. É um ambiente com muita troca de experiências. O papel social da cooperativa é levar conhecimento ao cooperado e este, por sua vez, deve ter interesse de buscá-lo da porteira para fora. Está aí o sucesso da Escola Leite Certo”, diz.

O presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, ressalta que a iniciativa da Coopeavi é inédita. “Nenhuma outra cooperativa ou empresa privada tem projeto de capacitação em pecuária leiteira voltado para os fornecedores de matéria-prima. O interesse da cooperativa não é só industrializar e comercializar, mas também profissionalizar os produtores de leite para obterem resultados nas suas propriedades”.

escola leite certo inicia 2o ano com foco em capacitacao continua

Curso Casqueamento da Escola Leite Certo (Coopeavi) abriu a segunda temporada de cursos para produtores de leite

Para maio, a Escola Leite Certo confirmou os cursos de gestão de pequenas fazendas, bem-estar animal; parceria Select Sires e mais uma turma do curso de vaqueiro; parceria Senar-ES. Outras capacitações serão divulgadas em breve.

Leia também:  Curso, palestras e entrega de absorvente no mês da mulher na Serra

Coopeavi

A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964, atualmente conta com mais de 18 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores. Em 2015, incorporou a Pronova, cooperativa com cafeicultores especialistas em qualidade de café, e inaugurou o primeiro Condomínio Avícola para produção de Ovos do Brasil. Já em fevereiro de 2019, incorporou a Veneza, passando a atuar também no ramo de laticínios.

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.