(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Imobiliária Universal se compromete em se reunir com moradores de Costa Bela, na Serra.

Imobiliária vai se reunir com moradores para avaliar prejuízos em loteamento de bairro Costa Bela, na Serra. Após intervenção da Comissão de Cidadania, imobiliária vai se reunir com moradores para reduzir danos em casas de Costa Bela, na Serra. Moradores de Costa Bela exigem ressarcimento de prejuízos durante audiência pública na Assembleia Legislativa. Cartazes denunciam supostas […]

imobiliaria universal se compromete em se reunir com moradores de costa bela na serra 1

Imobiliária vai se reunir com moradores para avaliar prejuízos em loteamento de bairro Costa Bela, na Serra.

Após intervenção da Comissão de Cidadania, imobiliária vai se reunir com moradores para reduzir danos em casas de Costa Bela, na Serra.

Moradores de Costa Bela exigem ressarcimento de prejuízos durante audiência pública na Assembleia Legislativa.

Cartazes denunciam supostas irregularidades na construção de loteamento na Serra.

Bruno Lamas posa para foto com moradores de Costa Bela e ao lado do deputado Luciano Machado: pedido de providências para resolver problema de loteamento.

A reunião da Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa, realizada na terça-feira, dia 31, a pedido do vice-presidente do colegiado, deputado Bruno Lamas (PSB), para tratar dos supostos prejuízos causados pela construção do loteamento Capuba Ville, da Imobiliária Universal, no bairro de Costa Bela, no distrito de Nova Almeida na Serra, foi quente, com muitos questionamentos não respondidos e discordâncias, mas acabou com alguns avanços.

Entre eles, a garantia de participação de membros da imobiliária numa reunião marcada para o próximo dia 11, na própria comunidade, em que a empresa se comprometeu em elaborar um cadastro dos atingidos pelo empreendimento e analisar, caso a caso, os supostos prejuízos, para, comprovada a sua responsabilidade, tomar as devidas providências.

O clima tenso entre o grupo de moradores e a empresa ficou claro, a partir dos cartazes colados nos vidros que separam a galeria do auditório Judith Leão Castello Ribeiro, onde foi realizada a audiência pública, com os dizeres: “Imobiliária Universal realizando seus sonhos à custa do meu sono”, “Universal cadê você? Estou aqui pra resolver” e “Estamos sendo prejudicados por esta obra e ninguém nos ouve” .

Assim que teve início a audiência, um grupo de moradores do bairro Costa Bela, que atualmente tem 1.300 habitantes, se revezou no microfone denunciando irregularidades na construção do novo loteamento, o que estaria causando forte impacto e transtornos para a comunidade.

Leia também:  Baixo Guandu participa de reunião em S.G. da Palha

“Há anos a imobiliária vem realizando movimentações nesse terreno de forma descontinuada, com longos intervalões entre uma ação e outra. Dado o início da movimentação na área do loteamento, percebeu-se que a retirada das árvores e a compactação do solo provocada pela movimentação das máquinas estavam promovendo um acúmulo de água em uma parte específica do loteamento e que isso poderia ter impactos indesejáveis”, alertou Adenis Laurete Júnior, um dos representantes dos moradores.

O convidado afirmou que foram enviadas fotos à empresa – elas foram divulgadas numa TV durante a audiência – e que nenhuma providência foi tomada, mesmo tendo sido assegurado aos moradores, desde o início das obras, um canal de comunicação com os residentes da região.

De acordo com o morador, essa ação culminou com a derrubada de um muro, gerando severos danos e transtornos.

“No ano passado, em um período de chuvas muito fortes, o muro de uma moradora veio ao chão durante a madrugada e toda água acumulada nessa parte mais baixa do terreno, localizada exatamente atrás do muro dessa moradora, invadiu a sua residência e alagou a rua, chegando a invadir outras residências”, apontou.

Outra queixa dos moradores é de que o aterramento realizado na área ultrapassou a altura dos muros das residências em seu entorno. Dessa forma, segundo eles, a poeira causada pela ação, e, principalmente, a insegurança gerada, facilitaria a invasão das residências por parte de ladrões. Eles reclamam ainda da falta de um sistema de drenagem e de muros de arrimo na obra.

Os moradores também fizeram questão de frisar que a ação das máquinas pesadas da empresa na região vem causando rachaduras e trincas nas paredes das casas no entorno.

Leia também:  Departamento de turismo da Serra realiza visitas a empreendimentos

“Queremos que a nossa paz seja devolvida, queremos soluções, queremos informações, queremos diálogo, e mais do que tudo, queremos garantias de ressarcimento”, concluiu Adenis.

A moradora Daniele Curty reclamou da falta de retorno a respeito das demandas. “A gente busca diálogo há mais de um ano. Nós temos ofícios enviados tanto para a imobiliária, quanto para a prefeitura e não tivemos resposta sobre o projeto. Nós temos ali uma importante Área de Preservação Ambiental (APA), que foi catalogada pela Ufes, onde a gente encontra uma fauna e uma flora extensas. Há prejuízos ao meio ambiente”, alertou a convidada.

Segundo Daniele, a Prefeitura da Serra já encaminhou fiscais para acompanhar a execução das obras e foi constatado que a empresa não vem cumprindo diversas condicionantes ambientais estabelecidas. “A primeira chuva que der bem forte vai destruir o restante dos muros que ainda estão de pé”, previu.

Empresa se defende

Representante da Imobiliária Universal, a gerente de Marketing e Relações Institucionais, Juliana Botelho, declarou que a empresa tem mantido diálogo com a Associação de Moradores do bairro.

No entanto, segundo ela, as pessoas impactadas pela obra não se sentem representadas por essa associação e exigem um canal direto de diálogo entre a construtora e os impactados diretamente pelo empreendimento.

“Já inclusive marcamos, a pedido deles, num sábado, lá no loteamento, para que a gente vá ao local com nossa equipe de conciliação e engenharia e faça um apanhado de quais são as queixas, quais são os prejuízos, quais são as inconsistências que existem, para que elas sejam tratadas. E qualquer tipo de dano que ficar comprovado que é um reflexo de nossa obra, temos total abertura de identificar e total interesse de resolver e sanar isso”, assegurou.

Leia também:  Van da Boa Energia atenderá comunidade de São Pedro

Questionamentos ficam sem resposta

Entretanto, ao ser questionada pelo autor do pedido de audiência, o deputado Bruno Lamas, Juliana admitiu que não tinha respostas para parte das perguntas feitas pelo parlamentar, entre elas: a área foi adquirida de quem? Qual o prazo de conclusão da obra? Qual o número de unidades comercializadas? E se as licenças estão de posse da empresa?

Juliana, por sua vez, alegou que não fazia parte da equipe técnica e que não dispunha das informações no momento, que o setor de engenharia ainda estava fazendo os cálculos de duração da obra e que nenhuma unidade foi comercializada, de um total de 300.

Bruno solicitou que fossem encaminhadas à Comissão todas as licenças de funcionamento da obra e também o projeto de execução.

Outra sugestão dada pelo parlamentar foi que a próxima reunião para tratar do caso seja realizada em conjunto com a Comissão de Defesa do Consumidor.

O parlamentar também pediu a criação de uma comissão dos afetados pelas obras.

“A Associação de Moradores trata de Orçamento Participativo e de outras questões. Eles não estão presentes aqui porque não quiseram participar, porque foram convidados por essa Comissão. Então, que seja criada uma comissão dos afetados, pessoas que têm residência que fazem limite com o empreendimento. Que fossem encaminhados esses nomes para que possamos tratar diretamente”, finalizou.

A reunião foi conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Luciano Machado (PSB), e contou também com a participação da deputada Iriny Lopes (PT). Os parlamentares se comprometeram a acompanhar os desdobramentos da reunião que será realizada no bairro, que ficou acordada para o dia 11 de junho.

Por Gleberson Nascimento

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.