Guerino: “O Espírito Santo merece muito mais. Hoje temos um Governo fraco e com equipe ruim”.

Pré-candidato ao Governo, Guerino Zanon afirma que está preparado para fazer pelo Estado o que fez por Linhares: um modelo de gestão. Uma coisa é certa: Guerino Zanon é candidatíssimo ao Governo do Estado. O pré-candidato quebrou o silêncio na quinta-feira, dia de junho, e falou sobre sua candidatura ao Palácio Anchieta, mostrou que está […]

Por Adwalter Brunow

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

guerino o espirito santo merece muito mais hoje temos um governo fraco e com equipe ruim

Pré-candidato ao Governo, Guerino Zanon afirma que está preparado para fazer pelo Estado o que fez por Linhares: um modelo de gestão.

Uma coisa é certa: Guerino Zanon é candidatíssimo ao Governo do Estado. O pré-candidato quebrou o silêncio na quinta-feira, dia de junho, e falou sobre sua candidatura ao Palácio Anchieta, mostrou que está percorrendo todo Estado, conversando com os capixabas, movimentando os bastidores e está pronto para fazer pelo Espírito Santo o que fez por Linhares, cidade que é modelo em desenvolvimento e se transformou num polo de atração de novos investimentos e oportunidades.

Prefeito por cinco mandatos, Guerino foi responsável por revolucionar a cidade. Conhecido como gestor competente e com capacidade de montar boas equipes, Guerino faz de Linhares seu principal cartão de visitas e também o seu maior contraponto em relação à atual gestão que comanda o Estado – que, aliás, ele não poupa críticas.

“Queremos fazer pelo Espírito Santo o que fizemos por Linhares, uma terra de oportunidades. As pessoas que ainda não me conhecem certamente já ouviram falar do caso de sucesso de Linhares, e é esse modelo que vamos apresentar Estado afora, conversando com as pessoas e mostrando que o Espírito Santo merece muito mais do que temos hoje. É possível fazer muito mais, mas, além de gostar de fazer, tem que saber fazer. O que vemos hoje é um governo que guardou dinheiro para investir em ano de eleição. Governo fraco e com equipe ruim, por sinal”, afirma.

Esse Guerino motivado – e afiado – se apresenta para a disputa. Confira os principais trechos da sua entrevista:

O Senhor realmente será candidato ao Governo do Estado?

Certamente. Sou pré-candidato e nas convenções serei anunciado o candidato a governador pelo PSD. Estou preparado para governar o nosso Estado e fazer pelo Espírito Santo o que fizemos pela cidade de Linhares: uma terra de oportunidades. Hoje Linhares é um caso de sucesso não só no Espírito Santo, mas no Brasil. A partir do trabalho que realizamos, o PIB da cidade aumentou em 151%, crescemos acima da média das outras cidades e da média do Estado, saímos de 0% de esgoto tratado na cidade para 85% de saneamento, a renda per capita da população também aumentou e – isso é muito importante – geramos oportunidades para as pessoas. Durante a pandemia, por exemplo, os investimentos públicos garantiram o emprego de aproximadamente três mil pessoas na nossa cidade. Todos os profissionais da saúde que trabalharam na linha de frente de combate à Covid tiveram vagas em hotéis da região para garantir a sua segurança e a de seus familiares. A instalação de novas empresas em Linhares, só entre 2021 e 2024, vai gerar 10 mil novas oportunidades de trabalho. São muitas oportunidades na nossa região.  O Brasil olha para Linhares como a cidade que mais atrai investimentos e empresas, resultado de boa gestão, equipe séria e que sabe trabalhar. Mas é preciso saber trabalhar e gostar das pessoas. Tem que saber fazer e saber montar boa equipe.

Leia também:  Deputados questionam gestão do Himaba.

Por que o Senhor quer ser governador?

Porque o Espírito Santo merece muito mais. Precisamos de gestores que priorizem as pessoas. O que vemos é que muitas vezes as escolhas políticas, a carteirinha do partido, do apadrinhado, isso tudo está à frente da gestão. E não pode ser assim. Temos um Estado financeiramente excelente para se administrar, mas isso não se reflete no dia a dia da população. É morador do interior que não tem acesso à saúde pública e precisa ser transferido para a Grande Vitória. Falando da saúde, por exemplo, este governo acabou com a interiorização, com a Rede Cuidar, só porque o projeto não era dele. Isso é prática antiga de desfazer o que é do outro só porque ele não fez. E o que vemos? Vou citar um caso, o do jovem de Cachoeiro que precisou ser transferido para a Grande Vitória e acabou morrendo na porta do hospital por falta de atendimento. E depois o governo ainda responsabilizou os médicos, como se a responsabilidade não fosse dele. O sistema prisional, só para citar mais um exemplo e pouca gente tem coragem de tratar disso, hoje é uma bomba-relógio. Estão flertando com o perigo. Segundo reportagens recentes, o excedente da população carcerária no Estado hoje chega a quase nove mil presos. Um outro ponto é que vemos um festival de convênios em ano de eleição, prática de quem guardou dinheiro em caixa pra distribuir em ano eleitoral. Em Linhares nós fizemos diferente: foi justamente no momento em que a população mais precisava, durante a pandemia e com o comércio fechado, que fizemos investimentos para gerar mais emprego para as pessoas. Eu quero ser governador do Espírito Santo para fazer pelo nosso Estado o que fizemos por Linhares, uma terra de oportunidades para todos, e não só de oportunidades para apadrinhados, para amigo de partido político. Quero melhorar a vida das pessoas. E eu me sinto preparado para isso, governar com sabedoria, entendendo e convivendo harmoniosamente com os diferentes. Percebo que chegou o meu momento, a minha vez, a nossa vez, e que este modelo da gestão atual passou, tá ultrapassado.

Leia também:  Vereadores de Colatina fazem denúncia no TCE, MPES e reagem

O senhor saiu das fronteiras de Linhares e está andando pelo Estado conversando com a população. O que vai fazer para ser conhecido em todo Estado?

Estou animado com a caminhada. É muito gratificante, prazeroso, ver nosso trabalho reconhecido em cada canto do nosso Espírito Santo. A campanha nem começou ainda e vamos avançar cada vez mais. Às vezes as pessoas podem até não saber quem é o Guerino Zanon, mas a maioria dos capixabas sabem do sucesso de gestão que fez Linhares produzir resultados excelentes econômico-sociais. Fui prefeito cinco vezes, deputado estadual duas vezes – o mais votado da história do Estado até os dias atuais -, fui secretário de Estado e presidente da Assembleia Legislativa (Ales). Na presidência daquela Casa, acabamos com o voto secreto em todo o Estado. As pesquisas já mostram que sou conhecido em todo Espírito Santo e a caminhada eleitoral nem começou ainda. Estou muito animado.

O que o Espírito Santo pode esperar do Guerino Governador?

O capixaba e aqueles que escolheram o nosso Estado para viver pode ter certeza de que terá um governador bom de trabalho, gestor de verdade, que sabe montar equipe e que, através do exemplo de sucesso de Linhares, já mostrou que sabe fazer. Um governador que vai acabar com essa prática de guardar dinheiro para fazer obras e investimentos em ano de eleição. Dinheiro público não é para ficar parado em banco ganhando centavos em juros. É pra melhorar a vida das pessoas.  Trabalhar com responsabilidade como sempre fiz, essa é a minha política. Não quero ver quem mais precisa esperando. Um governador que vai sempre estender as mãos do poder público em primeiro lugar para os mais necessitados. Um governador conservador, mas também inovador e respeitoso com os diferentes. Serei um governador que vai dialogar com todos, todos mesmo. Vamos ampliar o sucesso da gestão em Linhares para todo Espírito Santo porque eu tenho convicção de que o Espírito Santo merece muito mais!

Leia também:  Aprovada matéria que prevê climatização de escolas no ES

Sobre Guerino Zanon

Guerino Luiz Zanon (MDB) tem 66 anos, é Professor de Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi seu primeiro partido e, em abril deste ano, filiou-se ao PSD.  Foi professor, membro titular do Conselho Estadual de Educação no biênio 1990-1992 e sócio-fundador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares, onde foi presidente de 1983 a 1996.  Também foi diretor do Colégio Cristo Rei, de 1983 a 1996, e diretor da Faculdade Unilinhares.

Ingressou na carreira política como secretário de Planejamento da Prefeitura de Linhares de 1993 a 1996 e, em seguida, prefeito da cidade por cinco ciclos: 1997 a 2000; 2001 a 2004; de 2009 a 2012; de 2017 a 2020; e entre 2021 e março de 2022, quando renunciou ao cargo para disputar o Governo do Estado. Foi deputado estadual por duas vezes, sendo eleito Presidente da Assembleia Legislativa do ES, cargo que ocupou de 2007 a 2008. Em 2006, em seu primeiro mandato para Assembleia Legislativa, foi o deputado estadual mais votado na história do Espírito Santo, até hoje, com 65.704 votos.  Ele também foi secretário estadual de Esportes e Lazer em duas oportunidades: de 2005 a 2006 e de janeiro a junho de 2016.  Guerino é casado com Luciléia e pai de três filhos: Fausto, Saulo e Régis, e avô de dois netos: Maria e Leonardo.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

Possui dúvidas sobre o site, critícas ou sugestões? Fale conosco!

Patrocinado

Pesquise em Notícias

Se você não encontrou o que busca em, tente fazer uma pesquisa abaixo.